Atualidade

Visita do Papa a Fátima vira aplicação de smartphone

O anúncio foi feito esta segunda-feira na página de Facebook do Santuário de Fátima, ou não estivessemos nós no mundo das novas tecnologias. A visita do Papa a Fátima ‘mereceu’ a criação de uma aplicação para smartphone.

A app gratuita está já disponível para ser descarregada, quer para iOS quer para Android, e pretende ser uma espécie de guia para quem estiver a pensar ir a Fátima ver o Papa Francisco. Há notícias, alertas, mapa com pontos de interesse, entre outras informações úteis para os fiéis e os peregrinos esperados entre os dias 12 e 13 de maio.

Faltam poucos dias para que o Sumo Pontífice aterre em solo português, naquela que será uma visita de 23 horas, e cada vez se vêm divulgando novas informações sobre a mesma.

Por exemplo, Francisco I irá dormir em Fátima no mesmo quarto onde ficaram os seus antecessores Bento XVI e João Paulo II. Trata-se de um espaço simples, que fica no segundo piso e com janela virada para o pátio interior da Casa de Nossa Senhora do Carmo.

No caso de João Paulo II, que foi vítima de uma tentativa de atentado na sua primeira visita a Fátima, em 1982, precisamente um ano depois de ter sido alvejado na praça de São Pedro, em Roma, havia sempre um elemento da comitiva que provava a comida antes de lhe ser servida.

Já Bento XVI adorou a tarte de noz que lhe foi servida na sobremesa e pediu-a depois em todas as refeições.

Também o site oficial da visita do Papa a Fátima colocou ontem, 8 de maio, a informação de que a família da criança brasileira curada por intercessão dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto vai participar no cortejo de apresentação dos dons, na missa presidida pelo Sumo Pontífice a 13 de maio.

A criança brasileira, “hoje jovem adolescente”, cuja identidade “é mantida sob reserva”, vai também estar presente na Eucaristia de sábado, durante a canonização dos dois pastorinhos.

Entretanto foi também lançado o hino oficial da visita do Papa a Fátima, ‘Deus em Mim’.

Francisco é o quarto papa a visitar Fátima para canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta, no Centenário das Aparições, em 1917.

Tem encontros previstos com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, logo à chegada, e com o primeiro-ministro, António Costa, no dia 13.

Os anteriores papas que estiveram em Fátima foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

Fotos: Redes Sociais