Atualidade

Vídeo: Português farta-se de tanto sucesso e faz reclamação viral

Guilherme Geirinhas é um humorista que podemos ver atualmente numa campanha publicitária onde mostra que beber cerveja com sumo de fruta não é assim tão estranho: há coisas mais estranhas.

E foi nesta ideia de “coisas mais estranhas” que seguramente o comediante se inspirou para fazer o vídeo que se está a tornar viral.

O texto é bastante esclarecedor: trata-se de uma carta de reclamação sobre Portugal, que até ganhou no Europeu de futebol e no Festival da Eurovisão.

“Cara Europa, sejamos frontais e objetivos. Receio ter nas mãos um país com defeito”, começa por dizer Eduardo Rego, o locutor convidado para interpretar o texto e que dá voz ao famoso programa BBC Vida Selvagem.

Guilherme Geirinhas

“O resto da Europa está todo a funcionar a meio gás. Os franceses andam entretidos com Le Pen. Os ingleses às voltas com o Brexit. E os espanhóis continuam um pouco offside por não entrar nas anedotas do português, do inglês e do francês”, continua a ouvir-se no vídeo que já conta com mais de meio milhão de visualizações em menos de 24 horas.

“Enquanto isso, nós por cá estamos imparáveis. Somos campeões da Europa de futebol, temos o melhor jogador do mundo em futebol, futsal, futebol de praia (…)”.

“Devem-nos ter dado um país em segunda mão. Os exemplos de virtude já não se limitam a desportos que se jogam com o pé. Vencemos a Eurovisão, organizámos o maior evento de empreendedorismo da Europa, o NOS Alive foi eleito um dos melhores festivais da Europa, a Forbes deu um shout-out ao Vhils, temos faculdades portuguesas a liderar o ranking do Financial Times. Será que tudo isto é verdade?”, questiona-se.

“O nosso estado de graça devia ter caducado três dias depois do pontapé de Éder. Mas o facto é que já passaram dez meses e ainda não tem bolor. Todos os dias sai mais um artigo no The Guardian… A dizer que Lisboa é a cidade mais cool de Europa, que o Porto é o epicentro da cultura, que o Algarve tem os melhores pores-do-sol (…)”.

“Eu só pedi Portugal e deram-me por engano o melhor país da Europa“, conclui.

Refere o autor que escolheu Eduardo Rêgo para a locução pois “é uma honra ter um texto meu lido pela voz que oiço desde a minha infância a falar sobre a reprodução dos antílopes no Serengueti”.

Eduardo Rego já comentou a publicação, dizendo que está “de queixo caído” com o número de visualizações que esta carta de reclamação já conta. “É um prazer integrar este elenco de natureza irreverente”, acrescenta.

Quer ver o vídeo? Um pequeno aviso de Guilherme Geirinhas: “não é um vídeo motivacional, tem um pôr-do-sol dos teletubbies”.

Ora veja: