Saúde & bem-estar

Vem aí uma vacina que previne meningite, pneumonia e morte por choque séptico

A vacina, desenvolvida no Porto, já passou por ensaios laboratoriais com ratos e coelhos e vai passar à fase dos ensaios clínicos no último trimestre deste ano. Os investigadores acreditam ter desenvolvido uma vacina que ajuda a prevenir ao mesmo tempo infeções bacterianas que causam doenças como meningite, pneumonia, septicemia (infeção na corrente sanguínea) e, nos casos mais críticos, morte por choque séptico.

As bactérias que originam essas patologias (‘Klebsiella pneumoniae’, ‘Escherichia coli’, ‘Estreptococus’ do Grupo B, ‘Streptococcus pneumoniae’ e ‘Staphylococcus aureus’) são estirpes muito resistentes e causam “um enorme problema para a saúde pública”, disse o investigador do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, Pedro Madureira.

“A partir do momento que essas bactérias infetam o hospedeiro [indivíduo], são capazes de libertar uma molécula (uma proteína designada de GAPDH)”, que as torna “invisíveis” ao sistema imunológico, “impedindo assim o início de uma resposta imune”, explicou o cientista, um dos fundadores da empresa Immunethep, responsável pela criação da vacina.

“Embora esta vacina seja destinada a todas as pessoas”, existem indivíduos nos quais a “incidência desse tipo de infeções é maior”, como os recém-nascidos, os idosos, os portadores de diabetes do tipo I, os pacientes submetidos a intervenções cirúrgicas invasivas (operações ao coração ou à espinal medula) ou com doença pulmonar obstrutiva, por exemplo.

O investigador considera que esta vacina é “inovadora”, visto que, ao invés de induzir uma resposta imune (produção de anticorpos) contra a bactéria em si, induz sim uma resposta que neutraliza uma única molécula (GAPDH), libertada pelas bactérias, permitindo ao sistema imune controlar as diferentes infeções.