Atualidade

Saiba o que fará o Papa Francisco durante a visita a Portugal

O sumo pontífice, de 80 anos, chega esta tarde a Portugal na qualidade de peregrino. Francisco virá de helicóptero e irá aterrar às 16h20 na Base Aérea de Monte Real, em Leiria. Depois seguirá para Fátima, um percurso que demorará cerca de uma hora.

O primeiro encontro privado do chefe da igreja católica será com o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, que lhe irá oferecer um mosaico relacionado com o Centenário das Aparições de Fátima. Marcelo chegou ontem à noite ao local.

Já chegaram a Fátima milhares de peregrinos, e todos aguardam ansiosamente a chegada do Papa Francisco. Ao longo desta visita apostólica, que durará cerca de 24 horas, o sumo pontífice irá falar quatro vezes. Francisco abençoará os doentes, e partirá de helicóptero para o Estádio de Fátima, que passa a ter o seu nome.

O chefe da igreja católica fará uma saudação e uma oração na Capelinha das Aparições por volta das 18h20, onde se apresentará como “bispo vestido de branco”. No local estarão cerca de 150 crianças para o receber.

Em seguida, Francisco irá de papamóvel para a Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde ficará alojado e de onde sairá de novo depois das 21h para a bênção das velas e a recitação do terço.

O Papa irá depois descansar, não ficando por isso para a procissão das velas, nem para a missa da noite, que será presidida pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.

No sábado, 13 de maio, o Papa Francisco terá um encontro com o primeiro-ministro, António Costa. Depois fará uma visita aos túmulos dos pastorinhos, e chegará às 10h00 à missa do Centenário das Aparições, que começará com o rito de canonização de Francisco e Jacinta Marto.

Recorde-se que a canonização dos dois pastorinhos foi aprovada no dia 23 de março, depois de ter sido considerada como milagre a cura de uma criança brasileira, Lucas. O menino também já está em Fátima, onde os pais explicaram esta quinta-feira a sua cura.

Francisco cumprirá também a tradição de bênção aos doentes no final da missa. Na última parte da visita, o chefe da igreja católica irá conviver com os bispos durante um almoço. Por fim, seguirá para Monte Real, de onde está previsto que o avião com a comitiva papal levante voo por volta das 15h00 para aterrar depois em Roma.