Moda

Paulo Battista inaugura novo atelier rodeado de amigos

O reconhecido alfaiate abriu um novo espaço esta terça-feira, 30 de maio, na Rua Rodrigues Sampaio, junto à Avenida da Liberdade, em Lisboa, onde contou com a presença de vários clientes e amigos neste momento especial.

“Comecei a trabalhar para mim num 5.º andar, com duas salas. Ficou pequeno rapidamente e passei para um terceiro andar, onde eu estava agora [situado no prédio ao lado do novo atelier] e quando esta ocasião surgiu, pensei ‘porque não trazer a alfaiataria para a rua?'”, explicou Paulo Battista satisfeito por agora ter um espaço no rés do chão, virado para o exterior.

O maior objetivo do criador em relação a esta mudança é dar a conhecer o trabalho de um alfaiate e das suas costureiras a quem passar na rua e olhar para o interior da alfaiataria, além de poder também “mimar” os clientes com ainda “mais conforto”.

A crise não chegou a afetar o negócio de Paulo Battista. “Eu estou num mercado em que há pouca oferta, há poucos alfaiates. A procura também é pouca, mas como também há pouca oferta, a procura chega a mim” sublinhou o costureiro, relativizando o facto de ser um nome bastante apreciado.

Com um cunho clássico, ainda que arrojado, Paulo Battista tenta “não seguir à risca aquilo que se fazia há trinta anos”, até porque os seus clientes são “um pouco exigentes, gostam de cor e de padrão”.

Paulo Battista com a mulher, Susana, e os filhos do casal, Rafael, Miguel e Renata

Apesar de todos os clientes terem “a mesma importância”, Manuel Luís Goucha consegue destacar-se pois antes da criação da marca Paulo Battista, o apresentador já o tinha descoberto, e o costureiro trabalhava “só praticamente” para ele.

“Uma pessoa conhecida como é, vaidosa como é, exigente como é, com acesso às maiores grifes que existem pelo mundo, escolher o Paulo Battista para lhe tratar do guarda-roupa… Para mim é motivo de orgulho”, confessou ao anfitrião, acrescentando o facto da estrela da TVI ser “muito exigente” o que faz com que cresça “a nível profissional de uma forma muito grande”.

Manuel Luís Goucha também não poupou elogios ao amigo, por quem nutre “uma grande ternura”. “É o alfaiate com quem eu faço a maior parte da minha roupa, 90% da roupa que eu uso em televisão é feita por ele”, disse o apresentador à Move Notícias, destacando também qualidades pessoais do alfaiate: “É um homem de trabalho fabuloso, lutador… a vida dele tinha tudo para dar errado, e ele fez com que a vida dele desse toda ela certa”.

Paulo Battista, Margarida Neuparth e Adrien Silva

Paulo Battista foi também o responsável pelo fato de casamento de Adrien Silva, capitão do Sporting.

Ruben Rua é daqueles que não resiste aos blazers do criador, a quem elogiou a elaboração de peças únicas. “Acho que hoje em dia as pessoas querem estar na moda mas não procuram as sapatilhas e calças iguais a todas as outras. Querem ter algo exclusivo, algo feito para elas. E, portanto, o Paulo Battista oferece isso”, disse à Move Notícias.

Luís Filipe Borges, João Moleira, José Fonte, Luís Neto, Rui Vilhena, Ukra e Darko, foram algumas das caras conhecidas que também fizeram questão de conhecer a nova Alfaiataria Paulo Battista, uma marca que fez dois anos em setembro do ano passado. Veja as imagens:

Fotos: César Lomba