Atualidade

Morreu Baptista Bastos

Morreu o jornalista e escritor português Armando Baptista Bastos, apurou a TVI24.

Baptista Bastos, de 83 anos, estava internado há cerca de uma semana no Hospital de Santa Maria.

O filho, Pedro Baptista-Bastos, colocou o seu perfil nas redes sociais a preto. “O meu Pai, Armando Baptista-Bastos, faleceu. Tinha 84 anos. Teve uma vida extraordinária, de que muito me orgulho. Amo-te muito Pai. Que Deus o acolha no seu Reino”, lê-se.

Considerado um dos maiores prosadores portugueses contemporâneos, Baptista-Bastos (Armando Baptista-Bastos) nasceu em Lisboa, no Bairro da Ajuda (que tem centralizado em vários romances e numerosas crónicas), em 27 de Fevereiro de 1934. Frequentou a escola de Artes Decorativas António Arroyo e o Liceu Francês.

Iniciou a sua carreira como jornalista em ‘O Século’ passando, de seguida, a subchefe de redação de ‘O Século Ilustrado’. Passou depois por várias redações. Fundou o semanário O Ponto, periódico que registou uma série de entrevistas semanais. Passou pela rádio e foi colonista. Apresentou na televisão o programa de entrevistas ‘Conversas Secretas’, emitido na SIC. A convite do jornal Público realizou uma série de 16 entrevistas, com o título “Onde é que você estava no 25 de Abril?’ pergunta que se tornou célebre”. Tinha um estilo próprio e inconfundível.