Álbuns da Semana

O medo da estreia junto a um nome sem gralhas e um registo visionário

‘Constraint’ é o disco de estreia dos Plaitum, duo inglês de pop-eletrónica soturna, composto por Abigail Dersiley e Matt Canham. Esse trabalho é também a nossa primeira sugestão musical para a semana.

Lançado no passado dia 7 de abril, tem-se revelado um trabalho verdadeiramente inspirador, sobretudo para fãs de outras bandas, como por exemplo Massive Attack ou Crystal Castles, pois há muitos pontos em que se mostram compatíveis e semelhantes.

Este álbum acaba por ser o fruto de um exploração do quotidiano, analisada por diversos pontos de vista, e contada em diversas histórias, 12 para sermos mais precisos, surtindo o efeito de uma espécie de livro musical.

A fazer fé no duo que compõe o grupo, depois de alguns anos a fazer música sem agenda e tocar em shows ocasionais, surgiu a oportunidade de se juntarem em estúdio, o que provocou um misto de alegria e medo. O risco de dar esse passo valeu a pena, conforme se pode constatar no tema ‘Yearning’.

Cruzamos o Atlântico, de Inglaterra para os Estados Unidos, trocámos o pop-eletrónico pelo punk-funk/dance-rock e, assim, encontrámos os !!! (Chk Chk Chk). Não, não há aqui gralhas, este é mesmo o nome da banda cujo mais recente trabalho, ‘Shake the Shudder’ chegou esta sexta-feira (19) às lojas.

Este álbum serve de celebração aos 20 anos de carreira do grupo que vai poder ver ao vivo em agosto, no Vodafone Paredes de Coura, e que já fez saber que esse não será um concerto de nostalgia com músicas do passado.

‘Shale the Shudder’ é sétimo álbum de estúdio do grupo e o sucessor de ‘As If’, tendo sido descrito pela banda como o trabalho que “coloca o ‘F’ em Funk”, afirmação essa que fez subir as expectativas dos fãs.

Ao todo, este trabalho conta com 12 faixas, sendo que o primeiro single a ser lançado dá pelo nome de ‘The One 2’ e é precisamente que lhe deixamos aqui para ouvir e… dançar.

Encerramos mais uma semana de sugestões musicais com o pioneiro do techno, Carl Craig de seu nome, cujo novo álbum foi feito em colaboração com Francesco Tristano e a Orquestra Les Siècles. ‘Versus’ é o resultado de dez anos de trabalho.

Natural de Detroit, Carl Craig é tido como um visionário criativo e este seu novo trabalho é um dos projetos mais ambiciosos que já abraçou, no qual reuniu alguns dos temas mais marcantes da sua carreira para serem interpretados pela já referida orquestra.

Com 14 faixas de grande magnitude, este álbum derruba muitos estigmas e barreiras, num simbiose musical perfeita, que consegue juntar o melhor de dois mundos musicais bem distintos.

Note-se, para terminar, que ‘Versus’ também carrega nele um conceito cinematográfico, com músicas refeitas para caberem em espaços diferentes dos habituais, isto é, fora da pista de dança. Um facto que o nosso leitor pode comprovar no tema ‘Sandstorms’.