Atualidade

Luís Onofre toma posse na APICCAPS e quer jovens no setor do calçado

O empresário e designer tomou posse esta sexta-feira como presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS).

Luís Onofre assumiu, no seu discurso, que a prioridade “urgente” do seu mandado é a “captação de jovens” para a indústria do calçado.

Esse é aliás o seu primeiro objetivo para o próximo triénio (2017-2019) à frente da associação.

“É um dos principais desafios. Acima de tudo tentar mostrar-lhes [aos jovens] que a indústria se renovou, é uma indústria nova, que tem uma visão nova para o futuro, mais enquadrada com a moda do que propriamente com o conceito de indústria em si e que é muito possível as pessoas virem trabalhar e ficarem admiradas com aquilo que de novo se está a fazer”, declarou.

Por isso, Onofre propôs realizar no “curto prazo” uma campanha de divulgação do setor nas regiões de forte implementação da indústria do calçado.

O seu segundo desafio, disse, é a execução de um plano de ação no setor do calçado para responder aos desafios da “quarta revolução industrial”, elegendo o consumidor como “foco” para, a partir dos seus anseios, promover a “digitalização dos processos e operações” que ofereçam novas vantagens comparativas, assentes na “flexibilidade e na customização dos produtos”.

Luís Onofre referiu também que a sua equipa se iria empenhar “profundamente” em criar uma maior proximidade com os associados, assim como em promover o reforço das competências técnicas de toda a fileira e estimular a participação de um maior número de empresas na atividade exportadora.

O designer sucede a Fortunato Frederico, fundador da Kyaia e que liderou a APICCAPS nos últimos 18 anos.

Estas foram as primeiras eleições disputadas entre duas listas em 40 anos de existência da associação do calçado. Sérgio Cunha, o candidato derrotado, não se fez representar na tomada de posse desta sexta-feira.