Atualidade

Jogadores usam atacadores coloridos a favor da identidade de géneros

Esta quarta-feira, 17 de maio, é Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia, Lesbofobia e Transfobia. Para assinalar a data é lançada uma campanha nos acontecimentos desportivos.

A campanha chama-se “atacadores coloridos” e vai abranger 2 mil atletas das federações de Basquetebol e de Rugby. Nos jogos dos próximos fins de semana os atletas entram em campo com atacadores coloridos.

O objetivo é promover a diversidade e lutar contra a homofobia. O Governo lançou o apelo a várias federações desportivas mas só a de basquetebol e de rugby aceitaram participar na campanha.

Na luta contra a homofobia, o Governo espera que o Parlamento agende a discussão da nova lei que vai, por exemplo, permitir mudança de sexo e de nome sem que seja necessário inspeção médica.

A secretária de estado da Igualdade, Catarina Marcelino, diz que a lei portuguesa é das mais avançadas do mundo mas ainda “é preciso mudar mentalidades”. O Governo espera que antes do verão, seja discutida no parlamento a nova lei sobre a identidade de género.