Saúde & bem-estar

A influência do tabaco nas doenças respiratórias

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é uma doença que está muito associada aos hábitos tabágicos e manifesta-se, muitas das vezes, anos depois de excessos pouco saudáveis, causada pelo fumo dos cigarros. Entre 10 a 15% dos fumadores vêm a sofrer de DPOC, sendo que os hábitos tabágicos são responsáveis por 90% dos casos da doença.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabaco é uma das principais causas de morte evitáveis: todos os anos morrem mais de 6 milhões de pessoas, das quais 600 mil são fumadores passivos.

Tendo em conta que a DPOC afeta 700 mil a 800 mil portugueses e hoje, 31 de maio, se assinala o Dia Mundial Sem Tabaco há que perceber o impacto do tabaco no desenvolvimento das doenças respiratórias.

As pessoas que vivem com DPOC têm uma deficiente oxigenação do sangue. Nesta situação, o nível de oxigénio está abaixo do valor que assegura a oxigenação adequada dos órgãos nobres como o cérebro, o coração, o fígado e o rim.

Existirão sintomas como a falta de ar com o esforço, limitando principalmente a atividade física (incluindo as tarefas da vida diária), mas também a perturbação da memória, a dificuldade de concentração, entre outros.

Muitas das vezes a vida de pessoas que vivem com estas condicionantes respiratórias resume-se a ficar em casa, sem fazer esforços físicos, o que tem repercussões na vida social e profissional.

Os programas de Reabilitação Respiratória assentam em três pilares: controlo clínico, exercício e educação.

A Reabilitação Respiratória é uma componente fundamental no tratamento do doente respiratório e é, atualmente, apontada como uma intervenção de primeira linha no tratamento de doentes com DPOC estável, num estádio moderado a grave. Este tratamento é essencial para dar resposta aos doentes respiratórios portugueses que têm um acesso mais reduzido, comparativamente a outros doentes europeus.

Em Portugal, e apesar da evidência comprovar os benefícios associados à integração de doentes respiratórios crónicos em programas de reabilitação respiratória, apenas 1% dos cerca de 800 mil doentes com DPOC em Portugal têm acesso a programas de reabilitação respiratória. Para colmatar esta lacuna no tratamento, foi criado, no ano passado, Air Care Centre, o primeiro centro que vem dar resposta às doenças respiratórias crónicas.

O programa de Reabilitação Respiratória do AIR Care Centre integra profissionais altamente qualificados na área da reabilitação respiratória que elaboram programas adaptados às necessidades individuais de cada doente que se traduzem numa melhoria significativa da qualidade de vida do doente. Os doentes são acompanhados nos centros, mas também no domicílio o que permite o aumento da autonomia e auto-gestão do doente da sua própria doença.

Os benefícios da Reabilitação Respiratória para o doente estão já comprovados:
• melhoria na funcionalidade;
• aumento da capacidade para o exercício;
• melhoria global da qualidade de vida;
• maior autonomia;
• diminuição dos sintomas e das incapacidades físicas e psicológicas causadas pela doença respiratória através da capacitação do doente;
• melhoria da aptidão física, mental e consequentemente da performance dos pacientes, promovendo a reintegração social máxima dos mesmos.

Recentemente foi lançada a respirarmelhor.pt, plataforma pioneira que compila informação sobre as doenças respiratórias crónicas e que tem uma secção dedicada à prevenção e cessão tabágica.