Atualidade

Infanta Sofía reúne família para receber a Primeira Comunhão

A filha mais nova dos reis de Espanha fez esta quarta-feira, 17 de maio, a Primeira Comunhão. A infanta Sofía foi, naturalmente, o centro das atenções, mas o facto de também estarem ali os seus avós paternos, incluindo o rei emérito Juan Carlos que já não se via em público há algum tempo, além dos avós maternos e demais familiares captou a mira da imprensa.

A menina, que fez dez anos a 29 de abril, recebeu o sacramento depois de dois anos de catequese. A seu lado tinha os 20 colegas da 4ª classe do colégio Santa María de los Rosales, em Madrid, tal como tinha acontecido na primeira comunhão da irmã, a princesa Leonor, a 20 de maio de 2015.

A cerimónia decorreu na igreja da paróquia Asunción de Nuestra Señora de Aravaca esta manhã. Sofía levava o uniforme de gala do colégio, como manda a tradição, e cumprimentou os jornalistas antes de entrar na igreja. Confessou que estava calma e muito feliz ainda que tivesse estado “um pouco nervosa”.

Além dos pais, da irmã e dos avós paternos, os reis Juan Carlos e Sofía, estavam também os avós maternos, Jesús Ortiz (acompanhado da sua mulher, Ana Togores, que contudo não posou para as fotos com a famílai) e Paloma Rocasolano (que também é madrinha da menina), a bisavó materna Menchu Álvarez del Valle e o padrinho de Sofía, Konstantin da Bulgária, príncipe de Vidin.

Esta foto de família já não era possível desde o casamento dos atuais reis e desde os batizados de Leonor e Sofía.

Na cerimónia, Sofía comungou pela primeira vez, como os seus colegas. Felipe e Letizia ficaram sentados como os demais pais, sendo que havia um fotógrafo para todos e um banco disponível para cada família. Todos os participantes foram organizados por ordem alfabética.

No final, regressaram todos ao Palácio de Zarzuela.

Quanto aos looks do dia de hoje, já sabemos que a aluna teve de ir de uniforme, mas podemos falar da mãe e da irmã.

A rainha Letizia usou um casaco de seda de cor menta e um vestido com o mesmo tom do seu estilista de eleição Felipe Varela. Conjugou com uma carteira da mesma marca e uns sapatos de salto alto metalizados de Magrit, ainda que estivesse na memória de muitos os peep-toes transparentes, como os de Cinderela, que usou na primeira comunhão da primogénita. Nos brincos optou por uns de diamantes e ouro branco em forma de cascata, que já usou noutras ocasiões, mas cuja firma se desconhece.

Quanto a Leonor, levou um vestido em azul pastel e umas sabrinas da Pretty Ballerinas. Um pouco diferente do que a irmã tinha usado na mesma cerimónia de há dois anos (um vestido branco muito discreto).

O estilo das irmãs foi semelhante no cabelo. Ambas usaram o cabelo solto, mas Sofía levava duas tranças que terminavam em forma de laço e Leonor uma trança espinha de peixe.

Esta será a última neta de Juan Carlos e Sofía a receber o sacramento da primeira comunhão. Sofía é uma aluna brilhante e, dizem, com uma personalidade muito parecida à do pai Felipe.

Fotos: Facebook