Saúde & bem-estar

Herpes genital, o que é e como evitar

Está entre as mais comuns doenças sexualmente transmissíveis e é causada por um vírus que se transmite através de relações sexuais.

A incidência maior da doença é registada em pacientes com mais de 18 anos e aqueles que possuem uma vida sexual mais ativa.

O que é o herpes genital?
O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) causado pelo vírus herpes simplex tipo 2 (o vírus herpes simplex tipo 1 também pode causar herpes genital, mas está habitualmente associado ao herpes labial).

Estima-se que pelo menos um em cada cinco adultos esteja infetado com o vírus, apesar de muitos destes não apresentarem sintomas e não saberem que estão contaminados com o vírus.

O herpes genital é habitualmente transmitido nos períodos de doença ativa, ou seja, quando há lesões visíveis na região genital. Porém, mesmo nos períodos de remissão da infecção, quando não existem úlceras ou bolhas visíveis, podem haver vírus nas secreções genitais de homens e mulheres, o que favorece o contágio. O uso do preservativo diminui o risco de transmissão, mas não o elimina completamente.

É uma doença que tem tratamento e pode ser controlada, mas não existe cura. Quem se contaminou com o vírus do herpes ficará contaminado pelo resto da vida, podendo ou não ter sintomas recorrentes da infecção.

Principais sintomas
Afeta tanto homens quanto mulheres, o que torna a responsabilidade pela prevenção uma preocupação dos dois. Entre os principais sintomas é possível destacar:

  • Ardor;
  • Prurido (irritação, comichão);
  • Formigueiro;
  • Gânglios inflamados;
  • Erupção cutânea;
  • Manchas vermelhas.

Essas erupções e manchas podem evoluir para bolhas e, quando romperem, podem criar casca e cicatrizarem, mas mesmo assim a pessoa continua com o vírus. Caso surja qualquer um dos sintomas o mais indicado é procurar imediatamente um médico para realizar exames e ter o diagnóstico e tratamento adequado.

Herpes genital tem cura?
O herpes genital não tem uma cura definitiva, uma vez que o vírus não pode ser eliminado do corpo.

Normalmente, o tratamento é feito por meio de medicamento, principalmente o Aciclovir (Zovirax), Famciclovir (Famvir) e Valaciclovir (Valtrex).

Se a mulher for portadora do vírus do herpes genital e pretende engravidar, deve avisar o ginecologista, pois há risco de transmissão para o bebé.

Em relação à prevenção, a melhor forma de prevenir tais doenças é usar preservativo, seja para sexo oral, vaginal ou anal.