Atualidade

Francisco chega amanhã ao Santuário de Fátima na qualidade de peregrino

O sumo pontífice, de 80 anos, chega amanhã à tarde a Portugal, um dia antes do Centenário das Aparições de Fátima, celebrado a 13 de maio. O papa Francisco apresentou-se esta quinta feira como “peregrino” de Fátima, onde irá participar nas celebrações dos cem anos das “aparições” da Cova da Iria.

Francisco virá de helicóptero e aterrará na base aérea de Monte Real, no concelho de Leiria, às 16h20. O motivo da chegada a Portugal a 12 de maio está relacionado com o desejo do chefe da igreja católica em participar na Procissão das Velas.

No dia da sua chegada estão previstos aguaceiros e chuva em todo o território continental, com possibilidade de granizo e trovoada, tal como hoje. Todos os distritos do continente encontram-se sob “aviso amarelo”, o que dificultará a chegada de milhares de peregrinos a Fátima.

O sumo pontífice irá oferecer amanhã uma Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima – uma das distinções mais importantes concedidas a santuários e instituições católicas -, logo após a oração na Capelinha nas Aparições, segundo o Vaticano.

O Papa Francisco apresentou o gesto como uma “homenagem de gratidão” a Nossa Senhora de Fátima.

Rosa de Ouro

O Santuário de Fátima já recebeu duas Rosas de Ouro, distinção criada em 1049 por Leão IX, e que os Papas atribuem em reconhecimento de serviços prestados à Igreja ou à sociedade por personalidades e instituições católicas.

O sumo pontífice vai oferecer ainda uma imagem de São Francisco de Assis à Base Aérea de Monte Real, um mosaico evocativo do centenário das aparições ao presidente da República Portuguesa, um quadro da Última Ceia à Casa de Nossa Senhor do Carmo, um cálice uma casula ao bispo de Leiria-Fátima e um cálice para a Nunciatura Apostólica.

Recorde-se que o chefe da igreja católica vai canonizar os beatos Francisco e Jacinta Marto no sábado, 13 de maio. Os dois pastorinhos afirmaram terem visto pela primeira vez Nossa Senhora de Fátima no dia 13 de maio de 1917, quando se encontravam na companhia da irmã Lúcia.

Os irmãos Francisco e Jacinta Marto já têm imagens oficiais, que já estão colocadas na fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

O Papa deixou também uma mensagem aos portugueses num vídeo divulgado pelo Vaticano esta quarta-feira, 10 de maio.

“Querido povo português. Faltam poucos dias para a minha e a vossa peregrinação até junto de Nossa Senhora de Fátima. Bem sei que me queriam também nas vossas casas e comunidades, nas vossas aldeias e cidades. O convite chegou-me. Escusado será dizer que o gostaria de aceitar mas não é possível. Desde já agradeço a compreensão com que as diversas autoridades acolheram a minha decisão de circunscrever a visita aos momentos e atos próprios da peregrinação, no Santuário de Fátima, marcando encontro com todos aos pés da Virgem Mãe”, foi uma das mensagens deixadas por Francisco.

“Agradeço as orações e sacrifícios que diariamente ofereceis por mim e que muito preciso. A oração ilumina os meus olhos para saber olhar para os outros como Deus os vê, para amar os outros como Ele os ama. Venha até vós a alegria de partilhar o Evangelho da esperança e da paz. Que o Senhor vos abençoe e a Virgem Mãe vos proteja”, concluiu o sumo pontífice no vídeo.