Atualidade

Em direto do Santuário de Fátima: Papa preside à Bênção das Velas

Finda a cerimónia na Capelinha das Aparições o Papa Francisco deslocou-se no papamóvel para a Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde descansou e jantou.

Francisco regressou mais cedo do que o previsto ao Santuário de Fátima e quebrou o protocolo quando decidiu ir a pé até à Capelinha das Aparições onde vai dirigir uma saudação aos peregrinos aquando da bênção das velas, seguindo-se depois a Procissão das Velas a que o Papa não assitirá.

A visita do líder máximo da Igreja Católica conta com a presença de três chefes de Estado, oito cardeais e 135 bispos.

Além do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, estão nas celebrações em Fátima o Presidente da República do Paraguai, Horacio Cartes, e o Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Evaristo do Espírito Santo Carvalho.

O antigo Presidente da República Portuguesa, General Ramalho Eanes, também está no Santuário, bem como dois vice-presidentes da Assembleia da República, Teresa Caeiro e José Matos Correia.

Além do primeiro ministro, António Costa, as celebrações contam ainda com a presença de 11 membros do Governo e de 70 membros do Corpo Diplomático, acreditados em Portugal e noutros países.

Fotos: Pedro Trindade