Televisão

Canal História estreia hoje ‘As Faces de Fátima’ com 23 especialistas de diversas áreas

Através de documentos nunca antes revelados, numa investigação multidisciplinar inédita, o documentário ‘As Faces de Fátima’ analisa as condições políticas, sociais e culturais que fizeram das aparições de Fátima um dos mais complexos mitos do catolicismo e da religiosidade popular.

Participam 23 especialistas de diversas áreas profissionais e com as mais variadas visões, sendo que a colaboração com Joana Vasconcelos – artista plástica que criou o terço gigante instalado na Basílica da Santíssima Trindade e que será apresentado no dia 12 de maio, por ocasião da visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima – oferece a face artística que faltava ao documentário.

O Canal História estreia hoje, 8 de maio, pelas 22h00, este documentário. ‘As Faces de Fátima’ é uma obra documental que esmiuçará o fenómeno de Fátima como nunca, comparando a evolução do culto a Fátima e sua “construção narrativa” entre 1917 e 1941, até à época das “Memórias” tardias da Irmã Lúcia.

Santuário de Fátima

Para tal foram recriadas cenas reais, tendo como cenário algumas zonas históricas das cidades portuguesas de Fátima, Porto, Santarém, Coimbra, Leiria e Lisboa. Através de documentos nunca antes revelados, numa investigação multidisciplinar inédita, este documentário analisa as condições políticas, sociais e culturais que fizeram das aparições de Fátima um dos mais complexos mitos do catolicismo e da religiosidade popular.

“Estamos muito entusiasmados com o resultado final. Sem especulações e sem preconceitos em ‘As Faces de Fátima’ vamos expor todas as faces de Fátima como nunca se ousou fazer até hoje. Todos os decores desta produção remetem para a localidade de Cova de Iria. Filmámos também em zonas históricas de algumas cidades portuguesas, no Santuário e no local das aparições, tentando enquadrar a realidade histórica do acontecimento de Cova de Iria, as suas implicações sociais e económicas, bem como as consequências que teve na Igreja, na terra, no País, no mundo e nas crianças que participaram nesse acontecimento”, afirmou Carolina Godayol, diretora geral de The History Channel Ibéria.

Veja o making of de ‘As Faces de Fátima’:

Fotos: Canal História