Atualidade

Bárbara Guimarães regressa à SIC com programa sobre mudança

Durante mais de uma década foi a anfitriã dos Globos de Ouro, mas este ano foi ‘substituída’ por João Manzarra. Por isso Bárbara Guimarães teve uma estreia na cerimónia de entrega de prémios da SIC: desfilou pela passadeira vermelha.

E foi na ‘red carpet’ que a apresentadora desvendou o seu novo projeto profissional, que a trará de novo à antena do canal de Carnaxide já em junho.

“Tenho estado a gravar todos os dias. Está a correr lindamente. Estou com grandes expectativas. Chama-se: ‘E agora? O que é que eu faço?'”, contou aos jornalistas.

O programa será de “mudança”, como a própria fez questão de frisar, e tem a ver com decoração. Será emitido na SIC e na SIC Mulher.

“Estou muito feliz com o regresso. É totalmente diferente, é bom sair de zonas de conforto e arriscar em novos formatos muito modernos. As pessoas vão gostar de acompanhar, porque fala de mudança”, explicou, acrescentando que adora “remodelações” e que tem aprendido imenso nestas três semanas de gravações.

Visivelmente encantada com este novo desafio (o último programa que apresentou foi ‘O Poder do Amor’, no verão de 2014, e desde então tem estado dedicada à batalha judicial que a opõe ao ex-marido, Manuel Maria Carrilho, que acusa de violência doméstica), Bárbara Guimarães desvaloriza o facto de não estar em cima do palco do Coliseu dos Recreios a conduzir os Globos de Ouro.

“Não tenho tempo [para sentir nostalgia]”, disse entre risos. “Para já estou numa grande aventura que é perceber o que é esta parte da passadeira e perceber o contacto direto e tantas luzes. Acho que não há passadeira tão grande como a dos Globos de Ouro”, frisou.

Acompanhada pelo maestro António Victorino d’Almeida, que apresentou consigo o programa ‘Duetos Imprevistos’ e que fazia anos no dia da gala, no domingo, Bárbara brilhou com o seu vestido prateado.

“O vestido é meu. Fui eu que me vesti. Como sabem durante muitos anos sempre fui uma embaixadora dos nossos criadores nacionais. Este ano, nesta nova fase da vida, optei por algo diferente para esta noite. Um vestido que tem luz, brilho e apeteceu-me a título de homenagem a todas as mulheres que gostariam de estar aqui como eu gosto”, justificou a apresentadora.

Foi também em defesa das mulheres que Bárbara Guimarães se emocionou quando se preparava para entregar um dos prémios da noite, ao lado do amigo e jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho.

O pivot, enquanto segurava na mão da amiga, falou de violência doméstica e exortou os “decentes e os corajosos a perceberem que têm de unir-se”. No palco, a dupla abraçou-se perante o aplauso do Coliseu.

“Permitam-me hoje começar por aqui. A violência entre as mulheres cresce hoje assustadoramente em Portugal. Recentemente, a violência sobre as mulheres passou a ter difusão em massa e a ser partilhada. É altura de pensarmos nisto muito a sério. É altura para os decentes e os corajosos perceberem que têm de unir-se, que têm de refletir e têm de agir”, tinha começado por dizer o pivot da SIC.

Fotos: César Lomba e José Gageiro