Atualidade

Ataque em espetáculo de Ariana Grande resulta em 22 mortos e mais de 50 feridos

A cantora, de 23 anos, atuou na Manchester Arena na noite desta segunda-feira, 22 de maio, mas o local acabou por ser evacuado durante o concerto, devido a duas explosões que se fizeram ouvir no local, cuja origem ainda está por confirmar.

O alerta foi dado à polícia às 22h33, e sabe-se até agora que o incidente, já confirmado pelas autoridades como um atentado terrorista, provocou pelo menos 22 mortos e mais de 55 feridos. As pessoas feridas estão a ser acompanhadas nos hospitais de Manchester.

“Estamos a acompanhar estes acontecimentos como um incidente terrorista até termos mais informações”, afirmou o chefe da polícia, Constable Ian Hopkins, que pediu ainda que as pessoas se mantenham afastadas das imediações da Manchester Arena. “É uma altura de enorme preocupação para todos. Estamos a fazer o que podemos”, acrescentou, e revelou que os serviços secretos fazem igualmente parte da investigação que envolve as explosões.

Mais tarde, o chefe da polícia de Manchester confirmou em conferência de imprensa que se tratou de um ataque terrorista, com o bombista a fazer-se explodir na Arena. Mais de 400 polícias estão envolvidos nas operações.

A primeira-ministra inglesa, Theresa May, já prestou declarações sobre o sucedido: “Estamos a trabalhar para esclarecer todos os detalhes daquilo que está ser investigado como um terrível ataque terrorista. Todos os nossos pensamentos estão com as vítimas e com as famílias daqueles que foram afetados”.

A explosão instalou o pânico nas pessoas que estavam a assistir ao concerto da cantora norte-americana, e rapidamente tentaram fugir do local. Algumas vítimas terão sido atingidas por estilhaços de vidro provocados pela explosão, segundo relatos médicos citados pela SIC Notícias.

As explosões terão acontecido já no final do concerto, quando as pessoas já estavam a sair do recinto. Um representante de Ariana Grande, que já não se encontrava no palco no momento, garantiu à Variety que a cantora se encontra bem.

 

Os serviços de emergência ainda se encontram na zona, na companhia de equipas cinotécnicas. Existe um grande cordão policial nas zonas circundantes da estação de Manchester Victoria, da Arena e da Catedral, segundo o The Guardian.

A estação Manchester Victoria, que tem ligação com a Manchester Arena, também foi evacuada e todos os comboios foram cancelados. Num comunicado citado pelo Telegraph, a interrupção deverá permanecer até ao final do dia de hoje, 23 de maio.

O hotel Holiday Inn, junto à Manchester Arena, acolheu dezenas de crianças que se perderam dos pais e acompanhantes durante o incidente ocorrido nesta noite de segunda-feira, e o Facebook ativou o sistema de segurança para as pessoas que estavam na zona circundante da Manchester Arena poderem avisar os familiares do seu estado.

O Presidente da Câmara de Manchester lamentou também os incidentes através do Twitter. “Uma noite terrível para a nossa grande cidade”, pode ler-se na publicação.

Os autocarros de Manchester e os táxis fizeram transportes gratuitos durante a noite e a madrugada para retirar todas as pessoas que permaneciam na área que rodeia a Arena.