Atualidade

Artistas juntos em gala especial de sensibilização para o cancro da mama

Foi a 2ª edição da Gala Solidária da Associação Humanitária Amigas do Peito. O Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, recebeu o evento – que esgotou a sala – e nomes do meio artístico nacional como Mafalda Arnauth, Mico da Câmara Pereira, Mila Ferreira, Eládio Clímaco ou Gonçalo Diniz.

O objetivo da gala é conseguir a verba necessária para a aquisição de um mamógrafo móvel, em viatura motorizada, que apresenta um valor superior a 200 mil euros. Assim, para além de sensibilizar a população em geral para a causa do Cancro da Mama, a Amigas do Peito pretende proporcionar todas as condições para que mais mulheres tenham a possibilidade de realizar atempadamente o rastreio de prevenção.

Gonçalo Diniz e Helena Ramos fizeram as honras do espetáculo que contou também com a participação do Grupo de Sevilhanas “Sentir Flamenco” e da Banda Filarmónica da Assafora.

Depois de cumprido o objetivo de renovação da sua sede, localizada no Hospital de Santa Maria, a Associação Amigas do Peito pretendeu assim cumprir novos objetivos. A incidência do cancro da mama é superior na região centro do país quando comparado com a região norte ou sul e uma prevenção adequada permite reduzir os números crescentes desta doença que atinge, todos os anos, cerca de 6 mil mulheres (1 em cada 11) mulheres a nível nacional.

“Amigas do Peito” é uma Associação humanitária de Apoio à Mulher com Cancro da Mama sem fins lucrativos que existe desde 2008. Sob o lema “Ajudar hoje para que o amanhã seja possível”, a associação subsiste graças aos associados, a donativos e a patrocínios.