Atualidade

Antigo vencedor da Eurovisão mostra apoio a Salvador Sobral com vídeo inédito

Ainda nem tinha acontecido a primeira semifinal e já Alexander Rybak demonstrava a sua preferência pela canção portuguesa.

O vencedor da Eurovisão de 2009, que representou a Noruega com o tema ‘Fairytale’, vibrou com a vitória de Portugal este ano e já fez uma cover em inglês de ‘Amar pelos Dois’, o que não é nada usual em si, conforme garantiu.

“Eu sei que não é uma coisa que costume fazer, mas parece que fiz uma versão da música vencedora da Eurovisão deste ano, de Portugal. Fi-la por amor à canção e espero que apreciem”, adiantou Rybak no seu Facebook.

A ‘cover’ foi publicada a 14 de maio no Youtube e conta com mais de 724 mil visualizações. Logo no dia da final da Eurovisão, o cantor e violinista deu os parabéns a Salvador Sobral. “Que voz espetacular e que vencedor tão digno. Estou muito feliz agora. Parabéns, Salvador!”, escreveu no domingo nas redes sociais.

Um apoio de peso, já que Alexander Rybak é – apesar das notícias incorretas que saíram entretanto na imprensa portuguesa – o vencedor da Eurovisão que detém o recorde do maior número de votos da história da competição. Isto porque teve 387 pontos, numa altura em que cada país apresentava os seus pontos do júri e do televoto no conjunto (por exemplo, se esse sistema de votação existisse em 2017, o máximo de pontos que um país poderia receber, se tivesse a máxima pontuação de cada país, seria 492). O norueguês ficou distanciado do segundo lugar (Islândia) por 169 pontos.

E, esquecendo os enormes 758 pontos de Portugal deste ano (porque, como explicado em cima, cada país concorrente pode dar no máximo 24 pontos a uma canção, havendo portanto 984 pontos para dar), Salvador só ficou afastado da Bulgária (2ª posição) por 143 pontos.

Ainda assim, o intérprete de ‘Amar pelos Dois’ conquistou a Europa.

Também Conchita Wurst, que mudou o seu visual, estando agora com um look mais masculino, ainda que mantenha o cabelo comprido, se tinha mostrado rendida ao cantor português. “Tão bonita”, disse antes da final.

Jamala, que venceu a Eurovisão no ano passado pela Ucrânia, foi quem entregou o microfone de cristal a Salvador. E também deixou as suas felicitações ao seu sucessor: “Obrigada Salvador pela tua alma maravilhosa e pura!”