Televisão

Vídeos – Luísa Sobral faz 1º ensaio na Eurovisão e esta foi a reação dos fãs

Como se sabe, a cantora já está em Kiev, na Ucrânia, para interpretar ‘Amar Pelos Dois’ pelo irmão Salvador nos primeiros ensaios técnicos. Hoje, domingo, 30 de abril, serão feitos dois ensaios para cada país, sendo que Luísa Sobral volta a subir ao palco a 4 de maio.

Os dois ensaios cruciais – onde os intérpretes estão vestidos como na própria noite da Eurovisão e é altura do júri votar – serão feitos por Salvador Sobral, mas os fãs já têm algo a dizer, através dos seus sites.

“Não conseguimos julgar muito a partir disto, Luísa canta a música de uma forma diferente daquela a que estamos habituados e tem uma qualidade única e agradável à sua interpretação. Ela está numa pequena plataforma no centro da audiência e se este é o plano, quando Salvador chegar vai ter uma atmosfera intimista e adorável. Façam figas!”, escreveu o site ESCUnited.

“As únicas coisas que faltam são as expressões de Salvador e o público que deverá apoiar a performance significativamente em contraste com o grande palco”, opinou o ESCToday.

“Resumindo numa frase: simplesmente elegante. Usar o palco B é uma ideia magnífica. Estão a manter as coisas simples tendo-a a ela parada e a fazer uma fantástica performance. Para além disso – ALERTA ÁRVORES – temos as primeiras árvores do ano por isso podem descansar em paz”, lê-se no escXtra.

“O que dizer se o artista não está presente? A sua irmã (a compositora) canta a música e conseguimos perceber que querem que seja intimista mas – o problema típico da Eurovisão – há demasiados planos longínquos. Fundo com árvores, as cores usadas são o azul escuro. Salvador irá cantar num pequeno palco no meio da multidão o que beneficia a canção”, notou o ESCDaily.

“Luísa mostra muitas semelhanças com o vocal de Salvador mas parece óbvio que a canção assenta melhor a ele – sentimos muito a sua falta”, salientou por sua vez o ESCBubble.

Salvador Sobral só voa para Kiev a 7 de maio, domingo, mas entrevistado por uma equipa do canal oficial da Eurovisão no Youtube, fez saber que o assunto saúde será tabu, tal como foi no Festival da Canção.

A atenção dedicada ao cantor português tem crescido na Europa, numa altura em que Portugal ficou em 6º lugar no desfile de votações dos 45 clubes de fãs da Eurovisão no âmbito da associação OGAE (Organização Geral dos Admiradores da Eurovisão). O vencedor, para os seguidores do programa, deve ser a Itália.

Entretanto, o site oficial do Festival Eurovisão 2017 revelou o nome dos jurados dos 42 países a concurso na edição deste ano.

Tozé Brito, Inês Meneses e Ramón Galarza, três dos jurados das semifinais do Festival da Canção 2017, integram o júri para o Eurovision Song Contest 2017, aos quais se juntam Celina da Piedade, terceira classificada no Festival da Canção, e o produtor musical Nelson Carvalho.

Conforme foi avançado pela EBU/UER, os cinco jurados de cada país foram escolhidos pela emissora estatal do respetivo país, respeitando uma série de regras: os jurados não podem ter integrado o júri das últimas duas edições, devem ter pelo menos 16 anos no dia da votação, não devem ser empregados das emissoras e devem exercer uma profissão relacionada com a indústria musical.

O júri será responsável por 50% da votação final, o televoto representa os restantes 50%.

Luísa Sobral teve de cancelar um concerto em Lousada, de forma a poder substituir o irmão na competição, mas já foi criticada pelo Jangada Teatro, por alegadamente ter apenas “comunicado o cancelamento a menos de dois dias da sua realização”.

Além disso, a empresa garantiu que tal situação “configura um incumprimento do contrato”, anunciando que irá tomar as “medidas adequadas”. Como solução, reembolsaram as pessoas e optaram por fazer uma sessão extra do espetáculo que tinham.

Já Salvador Sobral será o próximo entrevistado de Daniel Oliveira no ‘Alta Definição’. A entrevista será emitida no dia 6 de maio, véspera da partida do cantor para Kiev.

O representante português sobe ao palco da Eurovisão na 9.ª posição da primeira semifinal, a 9 de maio, terça-feira. Se passar, atuará na final, a 13 de maio.