Cultura

Um dos mais antigos teatros portugueses celebra 132 anos com programa especial

Este sábado, 29 de abril, o Teatro Municipal Sá de Miranda, de Viana do Castelo, aquele que é um dos mais antigos teatros portugueses, assinala 132 anos de existência. E a data não podia passar despercebida.

De facto, apenas o Teatro da Trindade (1866) e o Teatro Nacional de São Carlos (1793), em Lisboa, assim como o Teatro Sá de Bandeira (1877), no Porto, mantêm, como a sala vianense, a arquitetura original da sala na tradicional disposição da plateia em forma de ferradura.

O Teatro do Noroeste – CDV, companhia residente no Teatro Municipal Sá de Miranda desde 1991, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, promove um programa de espetáculos para assinalar o momento: serão quatro apresentações que vão preencher o teatro, das 15h00 até bem perto da meia-noite.

Durante a tarde serão apresentados três exercícios performativos que envolvem mais de 60 pessoas da comunidade vianense, que participam entusiasticamente nas celebrações do aniversário de um dos mais importantes edifícios públicos vianenses. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e a Vereadora da Cultura, Educação e Turismo, Maria José Guerreiro, têm presença marcada.

Às 21h30 sobe ao palco a última representação do espetáculo ‘Perdição’, com os renomados atores Fernando Gomes e Melânia Gomes. O espetáculo, que tem sido um enorme sucesso de bilheteira durante o último mês, está também esgotado para esta última apresentação, pelo que o Teatro Municipal Sá de Miranda celebrará o seu 132º aniversário da melhor forma possível: esgotando a sua lotação quatro vezes no mesmo dia.

Foto: Joca Fotógrafos/Divulgação