Saúde & bem-estar

Tratamentos com dopamina alivia crise de enxaquecas

Dopamina é um neurotransmissor libertado pelo cérebro que desempenha várias funções nos seres humanos e nos outros animais. É uma substância ligada ao prazer e ao bem-estar, mas a sua desregulação pode afetar a concentração, a memória e a libido e provocar irritabilidade e desmotivação.

De acordo com a nova descoberta de um grupo de investigadores da Universidade do Michigan, o comportamento da dopamina é algo importante durante as crises de enxaquecas.

Através de tomografias PET os investigadores descobriram que os níveis caem e flutuam durante uma crise de enxaquecas, no entanto entre as dores de cabeça os níveis de dopamina de quem sofre de enxaquecas são tão estáveis como os de pessoas saudáveis.

Como reporta o Indian Express, esta descoberta, publicada na revista científica ‘Neurology’, pode ajudar os cientistas a perceber melhor os tratamentos de enxaquecas à base de dopamina, bem como o comportamento do paciente durante uma crise de enxaquecas.

Há muito que a ligação entre a dopamina e as enxaquecas é pouco conhecia como terapêutica e área de investigação, como sublinha o investigador Alex DaSilva.