Lifestyle

Tony Carreira dá nome a vinho com sabor a solidariedade

O Douro foi o cenário escolhido por Tony Carreira para passar o domingo, dia 23 de abril. Rodeado de amigos e admiradores, o cantor deu a conhecer – durante um almoço elaborado pelo Chef Carlos Pires, da Quinta da Pacheca, e pela Chef Luisa Fernandes, que dirige a cozinha do restaurante ‘Robert’, em Nova Iorque – o ‘Pacheca Reserva Tinto 2014 Edição Especial Tony Carreira’. Um vinho que muito em breve chegará ao mercado e que resulta de uma parceria entre o artista e o produtor da Quinta da Pacheca.

Tony Carreira deu o nome ao néctar “feito à sua medida”, obtido a partir das castas Touriga Franca, Tinta Roriz e Touriga Nacional, cuja fermentação ocorreu em lagar de granito e estagiou em barricas novas de carvalho francês durante 12 meses. Com um teor alcoólico de 14%, é um vinho de cor rubi jovem e intensa.

De acordo com as notas de prova da enóloga, Maria Serpa Pimentel, este é um vinho que apresenta um aroma muito frutado, com notas evidentes de ameixas e amoras, balanceadas com notas de chocolate proveniente da barrica. Na boca é bem equilibrado com taninos presentes polidos e final longo e persistente.

“O vinho é maravilhoso, mas as pessoas vão ter que o provar”, constatou o cantor, até porque quem o comprar vai estar a ajudar a Associação Bagos d´Ouro que apoia a educação de crianças e jovens carenciados da região duriense. “Eu não queria fazer de forma alguma desta aventura uma operação comercial. Há aqui muita coisa bonita à mistura que é a amizade, a paixão e a ajuda”, rematou Tony Carreira, frisando o orgulho de estar associado “a uma marca como a Quinta da Pacheca, reconhecida que é a qualidade dos seus vinhos e o cuidado que coloca em todos as fases da produção”.

Já para Maria do Céu Gonçalves e Paulo Pereira, da Quinta da Pacheca, esta associação “surge não só pela amizade que nos une, mas também pelo facto de Tony Carreira encarar os projetos em que se envolve com um rigor e profissionalismo que também é nosso apanágio”, confiantes de que este vinho “será um sucesso e o arranque de uma parceria que desejamos longa”. Veja as fotos:

Fotos: CAT