Atualidade

Sonha tornar-se um membro da realeza? Há 9 regras que precisa conhecer

A vida de uma rainha ou princesa está carregada de glamour e encanto, preenchendo
o imaginário de muitas mulheres. Mas além da coroa, vem um conjunto de “cláusulas” por muitos desconhecidas, que constituem também o mais cobiçado contrato assinado por uma “alteza real”.

No caso da Casa Real Britânica, o romance entre o Príncipe Harry e a atriz Megan
Markle já não é segredo para ninguém. Aliás, os mais recentes rumores dizem que um casamento entre os dois poderá estar para breve. Mas será que a rainha Isabel II dará a sua bênção a um possível enlace? Para se tornar um membro da coroa, Megan não pode esquecer 9 regras, que terão de ser cumpridas por qualquer candidata que ambicione fazer parte da monarquia britânica.

1. O casamento só se realiza com autorização da rainha

Por muito que Megan Markle possa cumprir todos os requisitos para se tornar princesa, há um fator que pode tornar a decisão complicada para a monarca: a atriz já foi casada. De acordo com uma lei que data de 1772, nenhum membro da família real pode casar com alguém que seja divorciado. Esta regra de ouro já provocou uma abdicação ao trono real. Desde 2013, a lei foi alterada e a decisão final passa pela rainha, que autoriza (ou não) o casamento.

2. Membros da realeza podem casar com “comuns”, ainda que com veredicto da rainha

Longe vão os tempos em que sangue real apenas casava com sangue real. Para além de Diana, a “princesa do povo”, também Camilla Parker Bowles e Kate Middleton fazem parte da monarquia, mesmo não tendo qualquer ligação à nobreza.

3. Casar com um membro da realeza não nos transforma automaticamente em rainha ou princesa

Se um rei ou rainha britânico se casa, o marido ou mulher passam a ser conhecidos por “consortes”, não recebendo o estatuto oficial de monarca. No caso da rainha Isabel, o seu marido, o príncipe Philip, não pode assegurar título de rei por ser de nacionalidade grega. Se Meghan Markle casar com Harry, terá o estatuto de duquesa, tal como Kate Middleton.

4. Realeza não pode ser ativa na política

A família real, enquanto representante do seu país, deve abster-se de aproximação a ações políticas, como participar em eventos ou candidatar-se a cargos públicos. Embora a lei não proíba, os membros da realeza optam por não votar, de forma a demonstrarem imparcialidade.

5. Uma vez conquistado um título real, este será permanente

O nome oficial de um membro da família real passa a ser o seu único. A Duquesa de Cambridge jamais deverá ser chamada de “Kate”, seu primeiro nome ou pela forma de tratamento que tinha antes de casar. Ao abordar um elemento da realeza, o seu título deve ser referido, ou então um simples “Senhor” ou “Senhora”. No caso da rainha, um “Vossa Majestade” é suficiente.

6. Jogar Monopólio não faz parte dos serões em família

Embora pareça quase anedótico, o jogo de tabuleiro mundialmente famoso foi banido do Palácio Real. Tudo porque o irmão mais novo do Príncipe Carlos, Andrew, proibiu o jogo de Monopólio desde 2008, por considerá-lo “demasiado viciante”.

7. Frutos do mar também ficam de fora dos menus reais

É um manjar pouco aconselhado para a família real, pelo risco de uma possível intoxicação alimentar ou reações alérgicas. A tradição de afastar os frutos do mar das mesas reais tem sido gradualmente desfeita. Embora a rainha Isabel II ainda não se tenha rendido, apesar o seu filho, o príncipe Carlos, seja conhecido por apreciar um bom marisco.

8. Todas as ações são comandadas pela rainha

Não falamos do jogo “O Rei Manda”, mas a realidade não é muito diferente. Em todos os eventos ou reuniões familiares, é a rainha quem coordena todas as ações: quando começam, quando acabam e quanto duram. Mas não falamos apenas de atos oficiais. Há muitos outros momentos que são tidos em conta. Quando Isabel II se senta, todos se devem sentar. Quando decide ficar nalgum local, todos permanecem no sítio. Nas refeições, é o mesmo procedimento. Assim que termina a sua refeição, é hora de todos os presentes darem o jantar por finalizado. A hora de ir para a mesa também depende do apetite da monarca.

9. Ser da realeza é um verdadeiro modo de vida

A partir do momento em que se conquista um título real, os deveres para com a coroa real passam a ocupar toda a rotina diária. Desde eventos públicos aos mais particulares, a posição na família real nunca pode ser esquecida. Este é um contrato assinado permanentemente, sem descanso ou dias de folga. Um membro da realeza é sempre um membro da realeza.