Cultura

Single inédito de Prince lançado em aniversário da morte apesar da polémica

Foi anunciado que seria lançado ontem, 21 de abril, um EP com seis músicas inéditas de Prince. Isto porque assinalou-se, esta sexta-feira, um ano desde a morte de um dos maiores ícones da música pop do século XX.

‘Deliverance’, nome do trabalho gravado pelo artista entre 2006 e 2008, seria disponibilizado online, mas acabou por ser removido da internet depois da Paisley Park Records (em representação de Prince) apresentar um processo judicial a impedir a divulgação. Os representantes alegam que Ian Boxill, com quem o cantor escreveu e produziu as faixas, desrespeitou um acordo assinado com Prince que protegia a confidencialidade destes temas.

O tribunal deu razão ao pedido em relação a cinco músicas, não pondo restrição ao single ‘Deliverance’, que já tinha sido divulgado. Por isso o EP voltou a ser posto à venda, apenas com o tema que dá nome ao trabalho.

Para além de relembrar o talento e a obra do cantor, este EP concretiza também um dos grandes desejos de Prince, que era fazer chegar a música diretamente ao público, contornando o poder das grandes editoras. Por isso o seu lançamento, através de várias plataformas de streaming, fez-se de uma forma independente cumprindo assim a vontade do artista, conforme referiu Ian Boxill em comunicado.

O lançamento de uma edição física está prevista para 2 de junho.

O cantor Prince faleceu aos 57 anos, vítima de uma overdose de opiáceos, que tomava misturados com aspirinas para esconder o seu vício em analgésicos. Deixou uma legião de fãs, 39 álbuns editados e ainda muitas músicas criadas que nunca chegaram a ser reveladas.