Atualidade

Ruy de Carvalho emociona-se ao recordar Nicolau Breyner: “Tenho muitas saudades”

O conceituado ator, que participa atualmente na série da TVI ‘Inspetor Max’, não faltou à antestreia do filme ‘A Ilha dos Cães’ no Cinema São Jorge, em Lisboa, realizada esta segunda-feira, 17 de abril. Este foi o último projeto cinematográfico de Nicolau Breyner, que morreu aos 75 anos, devido a um ataque cardíaco sofrido a 14 de março de 2016.

“O senhor Presidente da República [Marcelo Rebelo de Sousa] quer que eu venha assistir ao espetáculo, e vim também ver o meu colega Nicolau Breyner, de quem tenho muitas saudades e quem eu conheci quando era muito novinho”, disse Ruy de Carvalho à Move Notícias, sem conseguir esconder a emoção na voz trémula ao recordar o amigo.

O veterano ator relembrou também que conheceu o colega de profissão quando aquele tinha apenas 18 anos: “Ele era muito mais novinho que eu, tinha 70 e tal anos, eu tenho noventa”.

Além da amizade que os unia e de terem contracenado muitas vezes juntos, Ruy de Carvalho partilhou o seu enorme respeito pelo trabalho do falecido artista. “Tinha uma grande admiração por ele como ator, tanto no seu registo dramático como cómico”, afirmou.

Ruy de Carvalho foi ao evento com a filha, Paula, a sua companhia habitual desde a morte da mulher. Recorde-se que Ruth de Carvalho morreu em 2007, na sequência de doença prolongada.