Atualidade

Reis de Espanha fazem estreia em solo asiático

Embarcaram esta segunda-feira, dia 3, no aeroporto de Barajas, em Madrid, para aquela que será a primeira visita oficial ao continente asiático desde que foram coroados. Os reis de Espanha já chegaram ao Japão onde, entre hoje (dia 4) e 7 de abril, terão um programa bem preenchido.

O objetivo é fortalecer as relações de amizade entre os dois países. “Suas Majestades, que serão acompanhadas nesta viagem pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Alfonso Dastis, e pelas Secretárias de Estado do Comércio, María Luisa Poncela, e da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Carmen Vela, visitarão Suas Majestades os Imperadores do Japão e reunir-se-ão com o Primeiro-Ministro do Japão, Sr. Shinzo Abe, e a Sra. Abe”, lê-se na página oficial da Casa Real espanhola.

Em solo espanhol, a rainha Letizia surgiu com uma gabardine, mas à chegada ao Japão já usava um vestido de couro preto e um casaco bicolor (bege e preto).

À espera dos soberanos de Espanha não estava nenhum membro da Família Imperial nipónica por não ser costume, nem haver protocolo para tal. Mas foram recebidos com uma cerimónia grandiosa de boas-vindas que apenas se vê no Palácio Imperial em duas alturas do ano (nas únicas visitas de Estado que se programam), com a participação da guarda imperial.

Esta será uma das últimas visitas oficiais encabeçadas pelo Imperador do Japão Akihito, que abdicará em 2019.