Saúde & bem-estar

Refrigerantes “diet” triplicam risco de AVC e demência

Beber uma lata por dia de refrigerante, seja sem açúcar ou mesmo numa versão “dieta”, faz com que o risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) ou desenvolver demência seja três vezes superior ao normal.

O estudo é da Faculdade de Medicina de Boston, nos Estados Unidos, e divulgado na publicação da Associação Americana do Coração.

Mais especificamente, aqueles que consomem os refrigerantes do tipo “dieta” – com menos açúcares – todos os dias têm 2,96 mais hipóteses de sofrer um acidente vascular cerebral e mais 2,89 hipóteses de desenvolver doença de Alzheimer do que aqueles que bebem esse tipo de refrigerante mais ocasionalmente, menos de uma vez por semana.

Os investigadores analisaram 2888 adultos com mais de 45 anos (para analisar a incidência de derrame) e 1484 com mais de 60 anos (para avaliar os casos demência), ao longo de dez anos.

Foi avaliada a quantidade de bebidas e refrigerantes diet e normal ingerida por cada participante, em diferentes momentos, entre 1991 e 2001.

Depois compararam com o número de pessoas que foram vítimas de derrame ou demência num prazo de dez anos. Nesse período foram observados 97 casos de acidente vascular cerebral (82 isquémicos, causado por vasos sanguíneos bloqueados) e 81 de demência (63 compatíveis com Alzheimer).

Além do consumo do refrigerante, foram considerados na análise idade, sexo, educação (para análise de demência), ingestão calórica, qualidade da dieta, atividade física e tabagismo.

As conclusões deste estudo poderão ser especialmente preocupantes já que, nos últimos anos, as vendas das versões “dieta” de bebidas açucaradas têm aumentado substancialmente, tendo diminuído as vendas das bebidas ditas “normais”, sem redução de açúcar.