Atualidade

Princesa Diana homenageada pelos filhos 20 anos após a sua morte

Os príncipes William e Harry não querem deixar passar em branco o 20.º aniversário da morte da mãe, vítima de um acidente de viação em Paris a 31 de agosto de 1997, e decidiram honrá-la através de dois documentários televisivos.

Os netos da rainha Isabel II irão partilhar relatos pessoais sobre os dias que sucederam a tragédia, e falarão também sobre as memórias que guardaram de um público em luto. “O Duque [William] e o Príncipe Harry escolheram amigos próximos e familiares para falar sobre Diana, e alguns irão falar publicamente sobre ela pela primeira vez”, revelou uma fonte da realeza ao The Sunday Times.

“Na verdade nunca lidei com o que tinha acontecido. Havia muita emoção enterrada. Durante uma grande parte da minha vida nunca quis pensar sobre isso”, chegou Harry a dizer uma vez ao canal ITV.

Príncipe Harry e William primária Wetherby School
Príncipes Harry e William na escola primária Wetherby School

Os filhos da Princesa do Povo pediram à ITV e à BBC programas exclusivamente dedicados à mãe. A ITV irá transmitir o seu em julho, que terá como principal foco o legado de Diana e os seus esforços humanitários em várias causas, como a do HIV e dos sem-abrigo. O documentário da BBC será emitido em agosto e recordará o choque, a dor e a descrença do povo britânico ao perder a princesa que tanto adoravam e admiravam.

Os dois irmãos também encomendaram uma estátua de Diana, para que esta seja erguida em Kensington Gardens, propriedade do Palácio de Kensington.

Recorde-se que William e Harry tinham apenas 15 e 12 anos, respetivamente, quando perderam a mãe, que tinha apenas 36 anos. A nação britânica, e não só, recorda até hoje a imagem de dois meninos de luto e cabisbaixos a andar durante o cortejo fúnebre de Diana. Também o homem com quem a ex-mulher do príncipe Carlos mantinha uma relação, Dodi Al Fayed, acabou por perder a vida no acidente de carro.