Off the record

Petúlia: As melhores iguarias para uma Páscoa feliz

A tradição da Páscoa já não seria a mesma se não houvesse amêndoas, pão-de-ló e folares.

Estes mimos fizeram-nos entrar na Confeitaria Petúlia, na Rua Júlio Dinis, na cidade do Porto. A montra chamou-nos à atenção e há quem garanta que é o sítio ideal para fazer as compras para o Domingo de Ressurreição. Confirma-se: foi a escolha perfeita. Encontrámos na pastelaria o tradicional que procurávamos, mas com novas do muito moderno e a versatilidade aliada às novas tendências.

Há pequenos ovos coloridos para todos os gostos, mais de 30 tipos de amêndoas, com múltiplos recheios e várias combinações que vão das mais simples às mais exóticas. Com uma razão de ser: estas amêndoas são um tributo aos ovos, símbolo da Páscoa e da renovação da vida que chega com a Primavera.

MOVE9079

Fixámo-nos também no pão-de-ló, famoso na Petúlia, onde é confecionado diariamente. O mais seco custa 18 euros o quilo e o mais húmido 25 euros o quilo. O Bolo Rei também faz parte da ementa da festa, a mesa tem que ser farta nesta época em que se celebra a amizade e a reconciliação.

MOVE8982

Mas há mais! Para completar a nossa mesa não podia faltar o folar, que assume profundo significado, e é presença inevitável no Domingo de Páscoa em todas as casas de norte a sul do país. Não conhecíamos o da Petúlia, provámos e merece rasgados elogios.

MOVE9001

Agora só falta aliar a família a tudo isto para que tenha uma Páscoa Feliz em redor de uma mesa farta também em sorrisos e abraços.

petulia