Atualidade

Papa vai canonizar Francisco e Jacinta em Fátima no dia 13 de maio

O sumo pontífice confirmou esta quinta-feira (20) que a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta irá ser feita durante a sua visita a Portugal, no dia do centenário da primeira aparição de Fátima, 13 de maio.

O Papa Francisco, de 80 anos, confirmou a data e a hora da cerimónia, e rapidamente em Fátima começaram a tocar os sinos. O reitor do Santuário dirigiu-se à Capelinha das Aparições para rezar em ação de graças.

A Igreja já tinha anunciado que não existiam obstáculos para a canonização e que haveria a possibilidade de tal se concretizar, mas a confirmação só chegou esta manhã. Francisco e Jacinta serão canonizados na sua terra, algo que não acontece com todos os santos.

A santa Teresa de Calcutá, por exemplo, foi canonizada numa cerimónia em Roma e não na Índia, local onde desenvolveu grande parte do seu ministério.

Recorde-se que os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto eram irmãos e alegaram ter visto, juntamente com a sua prima Lúcia, a Nossa Senhora na Cova da Iria no dia 13 de Maio de 1917. Os três foram alvo de várias repressões por parte das autoridades civis e eclesiásticas, mas mantiveram sempre as suas afirmações até morrerem.

Francisco e Jacinta morreram ainda crianças. As canonizações de crianças são raras na Igreja católica e esta fará de Jacinta Marto a mais nova santa não-mártir da Igreja, com apenas nove anos.