Atualidade

Nicolau Breyner recordado com emoção na antestreia de ‘A Ilha dos Cães’

Apesar de ter falecido em março de 2016, vítima de um ataque cardíaco aos 75 anos, o ator foi o protagonista da noite desta segunda-feira, 17 de abril, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

A antestreia de ‘A Ilha dos Cães’, último filme onde Nicolau Breyner participou, contou com a presença de várias caras conhecidas que quiseram recordar o colega e amigo, entre elas esteve o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e também o primeiro-ministro António Costa.

Marcelo Rebelo de Sousa no Cinema São Jorge, em Lisboa

“É uma oportunidade única de nos voltarmos a despedir do Nicolau… sem nunca nos despedirmos dele. Ele está sempre presente”, disse o Presidente da República sobre a participação do malogrado ator na obra cinematográfica, realizada por Jorge António.

Marcelo não escondeu a emoção ao falar sobre o amigo. “Tenho saudades dele, mas como ele era um homem sempre alegre, estou a tentar converter esta saudade numa certa alegria”, confessou à imprensa.

As filhas de Nicolau Breyner, Mariana e Constança, também fizeram questão de estar presentes no evento, onde surgiram na companhia da mãe, Cláudia Fidalgo Ramos, e de alguns primos.

Mariana e Constança, filhas de Nicolau Breyner

“É mais uma noite muito especial. Viemos com todo o gosto e com todo o orgulho ver o filme onde aparece o nosso pai, e que tanto gosto teve em fazê-lo”, afirmou a filha mais velha do ator, Mariana Breyner.

Para a jovem, estas homenagens não são penosas apesar de “mexerem com as emoções”, pois prefere vê-las de uma forma positiva. “Acho que qualquer filha gostaria de estar no meu lugar, de ver um pai tão reconhecido pelo que faz e também pela pessoa que era”, disse orgulhosa. “Para mim e para a família toda, ele está sempre connosco”, acrescentou.

Ruy de Carvalho, Ana Sofia Martins, Sandra Barata Belo, Diogo Amaral, Sandra Celas, Oceana Basílio e Leandro Pires foram alguns dos artistas presentes na antestreia de ‘A Ilha dos Cães’, que chega às salas de cinema esta quinta-feira, dia 20 de abril. Veja as fotos:

Fotos: César Lomba