Saúde & bem-estar

Não gosta do sabor dos coentros? A culpa é de um gene, diz estudo

É aquele tipo de ervas que ou se gosta ou se odeia. Uns adoram comer pratos condimentados com coentros, outros só de os cheirar ficam até enjoados. Há ainda quem coma e lhe saiba a sabão. Estranho? Agora há uma explicação científica.

Foi feito um estudo que mostra uma possível explicação do fenómeno, ao descobrir duas variantes genéticas associadas à perceção do sabor da erva aromática, sendo a mais comum um gene associado à deteção de cheiros.

Para a investigação, publicada na ‘Nature’, foi perguntado a cerca de 30 mil pessoas se gostavam ou não de coentros e se lhes sabia a sabão. O estudo, liderado pelo investigador norte-americano Nicholas Eriksson da empresa dedicada à genética 23andMe, concluiu que a variante mais forte é associada ao conjunto de genes dos recetores olfativos. Um desses genes, o OR6A2, é um gene muito sensível aos aldeídos, os compostos químicos que atribuem aos coentros o seu sabor singular.

Segundo Eriksson, quase metade dos europeus possui duas cópias desta variante. Deste grupo, 15% associam o sabor dos coentros ao do sabão, um valor que desce para os 11,5% no caso dos europeus sem qualquer cópia da variante genética. A diferença pouco significativa leva o autor do estudo a concluir que a aversão aos coentros é apenas, em parte, determinada pela genética.

Outro estudo sobre a aversão aos coentros foi publicado na revista ‘Chemical Sciences’ que reuniu respostas de 527 gémeos sobre o seu gosto pela erva aromática. Os resultados dessa investigação concluíram que existem três genes que influenciam diretamente a perceção de uma pessoa sobre o sabor dos coentros: dois estão relacionados com a degustação de alimentos amargos e outro com a de sabores picantes, como o wasabi.