Atualidade

Comediante muçulmano brilha enquanto Trump se ausenta de jantar de correspondentes da Casa Branca

Lembram-se do ‘White House Correspondents’ Dinner’ do ano passado, ainda na era Obama? Cheio de estrelas por metro quadrado, muita alegria e simpatia. Pois esqueçam.

Este ano Donald Trump tinha algo bem mais importante para fazer, a 100 milhas de distância de Washington, assim como outros elementos da administração, portanto o jantar de correspondentes cingiu-se a isso mesmo: jornalistas e correspondentes da Casa Branca e poucos atores.

Eis senão que surge um comediante (“muçulmano”, como ele fez questão de frisar, referindo-se à política anti-imigração e às atitudes anti-muçulmanas de Trump) e correspondente no programa ‘The Daily Show with Trevor Noah’ da Comedy Central que rouba as atenções todas.

Hasan Minhaj foi o anfitrião do jantar anual, que teve lugar este sábado, e além de várias piadas sobre Trump, a sua ausência, a sua política anti-imigração, o seu apoio à Rússia, o seu tom de pele laranja e o comprimento da gravata, ainda referiu um pormenor que promete ficar na história.

“Sabiam que Donald Trump não bebe, certo? Ele não toca em álcool. É louvável. Mas isto significa que todas as declarações, entrevistas e tweets que fez, estava completamente sóbrio. Como é isso possível?”, disse, enquanto a plateia se ria.

Ao mesmo tempo, o presidente dos EUA gozava com a sua ausência no jantar. “Eu não poderia estar mais entusiasmado do que estar a mais de 100 milhas de distância”, disse à multidão em Harrisburg, Pensilvânia, onde criticou os jornalistas, o New York Times, a CNN e o MSNBC.

Trump disse ainda que o jantar dos correspondentes seria aborrecido, mas não confirmou se irá ao do próximo ano.

O ódio do antigo magnata pela comunicação social é sobejamente conhecido, ou não fosse já um dos tópicos mais falados durante a sua campanha eleitoral.

O ‘White House Correspondents’ Dinner’ serviria para marcar os primeiros 100 dias de mandato, mas Donald Trump preferiu ir à Pensilvânia. Foi a primeira vez, nos últimos 36 anos, que o comandante-chefe da nação americana falha àquele jantar.

Foto: Instagram