Atualidade

Irmã e mãe de Cristiano Ronaldo lançam livro de receitas

Kátia Aveiro apresentou “As Receitas da Minha Querida Mãe” na FNAC do Colombo, em Lisboa, durante a tarde deste sábado, 8 de abril.

O livro reúne em mais de 100 páginas as especialidades da matriarca do clã Aveiro na cozinha, para além das refeições preferidas da família. Segredos que dona Dolores foi passando à filha ainda na infância.

“Eu tinha 12 anos e era a primeira dos meus irmãos a chegar a casa. Os meus irmãos mais velhos trabalhavam aos 16 anos para ajudar a minha mãe e eu, dos quatro, era a filha número três, depois havia o Ronaldo que era o número quatro. Tinha de ir buscar o Ronaldo à escola e ir para casa fazer as coisas que a mãe destinava, uma delas era cozinhar para os meus irmãos que quando chegassem do trabalho teriam de ter o jantar feito. A minha mãe escrevia num papel ‘refogas a cebola, picas a carne…'”, começou por contar emocionada a irmã artista de Cristiano Ronaldo.

Quem também se emocionou foi a mãe, Dolores, ao ouvir na primeira fila – ao lado da filha mais velha, Elma Aveiro, e dos netos Rodrigo, de 16 anos, José Dinis de 7 e Eleanor, de 12 – as palavras de Kátia.

_CL_3860

O livro contém mais de 50 receitas, desde entradas, sopas, pratos principais, sobremesas, sem esquecer o prato favorito do melhor jogador do mundo e também de toda a família, “o Bacalhau à Brás”.

Kátia Aveiro afirmou o seu “orgulho em saber cozinhar” sendo essa uma das suas paixões, ao contrário da irmã Elma, que não gosta de cozinhar, tal como os irmãos Ronaldo e Hugo. “Tenho uma empregada que ajuda em casa, mas ela não cozinha, eu faço questão de cozinhar”, revelou a artista que também já tem em Rodrigo, o filho mais velho, uma boa ajuda.

Cristiano Ronaldo não se dedicou à cozinha, pois “veio muito cedo” para Lisboa jogar à bola, mas “desenrasca-se”, garantiu Kátia: “Naturalmente que não cozinha de forma elaborada, mas se ele tivesse que ir para a guerra, fome não passava de certeza”.

Esta é uma estreia para Kátia Aveiro, que não põe de parte a ideia de escrever novos livros de receitas, mas por enquanto irá dedicar-se à apresentação de “As Receitas da Minha Querida Mãe” noutros locais do país. Já Dolores Aveiro lançou, há dois anos, a sua biografia, à qual chamou de ‘Mãe Coragem’, escrita em conjunto com Paulo Sousa Costa.

Momento ternurento

montagem

Um dos momentos mais afetuosos do evento, teve como protagonista o pequeno José Dinis. Sentado junto à mãe e à avó enquanto estas davam autógrafos, o menino, concentrado, ia escrevendo “Amo-te”, nas várias páginas do livro onde a mãe aparecia. Um pormenor ternurento que não passou despercebido à Move Noticias e que demonstra a forte ligação entre mãe e filho.

Veja as fotos:

Fotos: César Lomba