Atualidade

Ilustradora cria guia que explica relações abusivas

A iniciativa partiu de Kaol Porfílio, uma ilustradora brasileira, que pesquisou o assunto em vários sites e revistas.

O objetivo é alertar as pessoas – na maioria, as mulheres – para as relações abusiva e ajudá-las a perceber os sinais e a saber o que fazer nessa situação.

Para isso criou várias ilustrações, que seguem uma sequência, como se fossem uma espécie de guia, e batizou-as com o título apropriado: “Enfrentando relacionamentos abusivos”.

A figura que aparece é uma das personagens que Kaol desenha para falar da força feminina.

“Escolhi a Harley Quinn ou Arlequina para ilustrar essa série porque ela é uma personagem muito querida para o público da minha página e da cultura nerd/pop em geral. Ela vive um relacionamento bem conturbado e abusivo na ficção e que muitas pessoas, no mundo real, não notam o quanto é destrutivo porque não se fala sobre esse assunto”, explicou.

A ilustradora pretende criar o debate necessário sobre o assunto. “Ajudar a identificar e exemplificar que violência nem sempre deixar marcas visíveis, que é possível denunciar e buscar ajuda”, disse.

Os desenhos estão a ser distribuídos pela autora nas feiras e nos eventos onde participa.

“A contribuição com dinheiro é espontânea e será usada para fazer mais desenhos. Também incentivo as pessoas a fazerem o mesmo”, afirmou Kaol Porfílio. Veja as imagens:

Fotos: Facebook