Saúde & bem-estar

Hepatite B e C relacionadas com um maior risco de Parkinson

Um estudo da Universidade de Oxford traça uma ligação clara entre a Hepatite B e Hepatite C e um maior risco de sofrer da doença de Parkinson, embora a causa para esta relação não tenha sido ainda encontrada.

De acordo com o ‘The New York Times’, a investigação, publicada na revista ‘Neurology’, analisou mais de 100 mil participantes internados entre 1999 e 2011. Todos eles tinham ou algum tipo de Hepatite ou VIH e, durante o tempo de estudo, foram ainda submetidos a testes de controlo e incidência da doença de Parkinson, rastreio que foi também realizado junto de mais de seis milhões de pessoas que deram entrada nos hospitais britânicos nesse período.

Depois de cruzarem todos os dados, os cientistas de Oxford conseguiram notar que os pacientes com Hepatite B eram 76% mais propensos de serem diagnosticados com Parkinson, que se mostrou também associada à Hepatite C numa escala de 51%. Quando comparados com o grupo de controlo, os pacientes com outros tipos de Hepatite ou com o vírus da Sida não mostraram correr qualquer risco de ter Parkinson.

O estudo traçou uma ligação clara, contudo, não foi possível encontrar ainda um motivo que a justifique, estando em cima da mesa várias possíveis causas, como o tratamento para estes dois tipos de hepatite ou riscos comuns entre a doença de Parkinson e estas hepatites.