Atualidade

Guarda-chuvas voltam a ser usados antes da Páscoa

A quadra festiva que recorda a ressurreição de Cristo será celebrada este domingo, 16 de abril, e antes dessa data os portugueses terão de se prevenir devido ao regresso da chuva, acompanhada por uma descida da temperatura em Portugal continental.

É entre quinta e sábado que poderá vir a ter de recorrer ao seu guarda-chuva, de acordo com as previsões feitas pela meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Existe a possibilidade de queda de chuva nas regiões norte e centro na quinta e sexta-feira, e pode estender-se ao Alto Alentejo no sábado.

A temperatura máxima no litoral oeste prevista para quinta-feira poderá descer significativamente, para entre 22ºC e 24ºC, e manter-se nesses valores até sábado.

No domingo de Páscoa estão previstas algumas nuvens, mas que se dissiparão ao longo do dia, afirmou Ângela Lourenço, que disse também poder haver uma ligeira subida da temperatura.

Na segunda-feira o continente poderá contar com pouca nebulosidade e o tempo quente irá regressar, com temperaturas máximas entre os 27ºC e os 28ºC.

Já na Madeira, o tempo continuará seco durante a quadra pascal, além de algumas nuvens, vento fraco e sem variações significativas na temperatura, com a mínima prevista entre os 14ºC e os 17ºC e a máxima entre os 18ºC e os 22ºC. Nas zonas montanhosas da ilha haverá tendência para temperaturas mais baixas, com máximas de 14ºC a 16ºC e mínimas de 3ºC a 9ºC.