Moda

Fátima Lopes regressa à capital e triunfa em desfile no Pestana Palace

A estilista voltou à capital, no ano em que celebra 25 anos de carreira, para apresentar a sua maior coleção para a estação fria, de forma independente.

Nem mesmo a Sala de Belém do Pestana Palace Lisboa, onde há espaço para cerca de 500 lugares sentados, chegou para acolher, este domingo, todos os convidados que ansiavam ver as suas criações.

Marisa Cruz abriu o desfile aplaudida pelo seu regresso às passerelles e 40 coordenados, pensados “para uma mulher sofisticada, forte, mas muito feminina” deram a conhecer as propostas de Fátima Lopes.

Nas peças que refletiram elegância, não faltaram as transparências, as formas geométricas e uma mistura de materiais como sedas com rendas, malhas tricotadas com cabedal, caxemiras com pelos e lamés com veludos, numa paleta de cores onde predominava o preto, bordeaux e cinzento. A coleção terminou com um toque de sofisticação bem vincada nos vestidos de noite.

Para Fátima Lopes, este desfile “teve um sabor especial” quando comparado com os que tem realizado no estrangeiro. “Quando entrei na sala, para cada lado que me virasse, todas as pessoas eram amigas, conhecidas… é realmente desfilar em casa, tão diferente do que desfilar para públicos só com profissionais. Eu acabei de chegar de Paris, com jornalistas estrangeiros do mundo inteiro e a maior parte não conheço. E de repente estava aqui com uma família lá atrás a tratar do desfile, e outra cá fora a assistir”, confessou a criadora madeirense visivelmente feliz, após os aplausos com sabor a “conquista e “vitória”.

“A partir de agora vou desfilar sempre sozinha, porque estava na altura. Eu comecei assim há 25 anos. Os primeiros desfiles foram assim, com casas cheias, e casas cheias de amigos”, revelou a designer, de 52 anos, sublinhando desta forma a sua saída do calendário oficial do Portugal Fashion.

_CL_3065

Na primeira fila o cirurgião plástico Ângelo Rebelo mostrava ser um marido orgulhoso, a quem a criadora agradeceu publicamente pela paciência. “Ele tem de aturar a minha ausência nestas situações porque eu desligo do mundo e dedico-me a cem por centro, não a um trabalho, porque isto não é um trabalho, é a minha profissão e a minha paixão. Portanto hoje, aqui, eu digo que tudo vale a pena. Esta é a minha vida”, disse de forma entusiástica.

Foram várias as caras conhecidas presentes no desfile, como Ruy de Carvalho e os filhos, Paula e João de Carvalho, Maria Elisa, José Carlos Malato, Manuela Moura Guedes, Pedro Crispim, Sofia Aparício, Cuca Roseta, Zulmira Ferreira, Weza Silva, entre muitos outros. Veja as fotos:

Fotos: César Lomba