Atualidade

Criança de 4 anos usa Siri para salvar a mãe da morte

Quando o pequeno Roman Sharma viu a mãe inconsciente, no dia 7 de março, foi rapidamente buscar o telemóvel. Depois de o ter conseguido desbloquear ao usar o dedo da progenitora, usou a aplicação Siri, um assistente virtual comandado por voz que existe nos iPhones, pois pertence à Apple, e que rapidamente ligou para o 999, número do serviço de emergência em Inglaterra.

Com apenas quatro anos, o menino explicou a quem o atendeu o que estava a acontecer. Quando a operadora lhe perguntou se poderia ir chamar a mãe, Cláudia, o pequeno respondeu que estava morta. “Ela está de olhos fechados e não está a respirar”, disse Roman Sharma, que conseguiu dar a morada quando lhe foi pedida. A ajuda chegou 13 minutos após a chamada de emergência ter sido feita, e Cláudia foi assistida no local antes de ser levada para o hospital.

O vídeo da chamada telefónica, assim como a história de Roman e Cláudia, foi divulgado apenas esta semana.

Tudo acabou bem pois a mãe foi socorrida a tempo, graças ao filho Roman, que se encontrava em casa com o irmão gémeo Samuel quando aconteceu o incidente. O irmão mais novo Luca, de apenas dois anos, também estava na habitação localizada em Kenley, a sul de Londres, quando Cláudia teve um desmaio.

“É costume brincarmos aos médicos, bombeiros e polícias. Ensinei-lhes a nossa morada e a telefonar para o 999 depois de ter visto algo igual no ano passado. Nunca pensei que iria ser preciso, mas eles lembraram-se de tudo e permaneceram sempre muito calmos”, contou mais tarde a mãe das crianças ao Huffington Post.

A chamada do pequeno Roman foi agora divulgada para servir de exemplo a outros pais e crianças, para que se um dia lhes acontecer uma situação igual ou semelhante, consigam pedir ajuda.