Saúde & bem-estar

Cozinhar para os outros faz bem, dizem especialistas

Chegamos àquela altura do ano em que as famílias se juntam à mesa por causa de uma ocasião especial. E se muitos apreciam as iguarias típicas desta altura de Páscoa, outros preocupam-se em confeccioná-las, com o stress que isso possa implicar.

Mas fique a saber que além de ser a melhor forma de conquistar alguém pela barriga, cozinhar para os outros pode mesmo trazer alguns benefícios, especialmente no que diz respeito à criatividade.

Como contou Donna Pincus, professora de Psicologia e Ciências do Cérebro da Universidade de Boston, ao jornal ‘Huffington Post’, preparar iguarias que possam ir ao forno, como bolos, biscoitos e pães, ajuda as pessoas a “expressarem a sua criatividade”, um fator fortemente associado ao “bem-estar geral”. Mas não só.

Diz a especialista que cozinhar promove ainda “alívio do stress”, sendo, por isso, uma técnica bastante válida na hora de procurar uma forma de conseguir manter a calma ou abstrair a mente de todos os problemas.

Já a psicóloga Susan Whitbourne, defende que cozinhar para os outros é uma das melhores formas das pessoas conseguirem comunicar os seus sentimentos, muitas vezes recorrendo a receitas de família e que trazem boas memórias.

E para que não restem dúvidas de que a culinária é mesmo uma forma de terapia, a terapeuta Julie Ohana esclarece que “em muitas culturas, em muitos países, a comida é mesmo uma expressão de amor, e é realmente bonito porque é algo com que as pessoas se relacionam”, cita o ‘Huffington Post’.