Lifestyle

Comboio histórico do Douro já tem regresso marcado

Viajar numa locomotiva a vapor é fazer uma viagem no tempo. A CP recuperou o seu comboio histórico do Douro, alvo de “intervenção inovadora” para substituir a tração a carvão pelo diesel, tendo sido transportados no ano passado 9152 passageiros, um número que se traduz numa ocupação média de 218 passageiros por comboio.

Pois o regresso deste ano já está marcado. O comboio estará em circulação a partir de 3 de junho.

Estão previstas mais viagens que 2016, num total de 50 circulações. Serão feitas em todos os fins de semana até 29 de outubro (22 sábados e 22 domingos), além de cinco quartas-feiras (de 02 a 30 de agosto) e uma terça-feira (15 de agosto).

A Locomotiva a Vapor 0186, construída em 1925 pela Henschel & Son, e as 5 carruagens de madeira do início do século XX, percorrem a distância que vai da Régua ao Tua, numa viagem única ao passado, marcada pela beleza da paisagem classificada pela UNESCO como Património Mundial.

Pelo meio, o comboio pára na estação do Pinhão, onde os passageiros podem ver os 25 painéis de azulejo do edifício principal e ainda visitar a loja Wine House.

Durante todo o trajeto, há animação, assegurada por um grupo de cantares regionais, ainda uma degustação de vinho do Porto e distribuição de rebuçados da Régua.

A empresa aposta nos bilhetes combinados, que integram a viagem no comboio histórico e as viagens de ida e volta, a partir de vários pontos do país (Norte, Centro, Alentejo e Algarve).

O programa do comboio histórico na linha do Douro arrancou no final da década de 90.

Em 2013, a CP decidiu retirar a locomotiva a vapor da campanha do comboio histórico, para proceder à sua adaptação às exigências ambientais do século XXI e tornar o comboio mais eficiente do ponto de vista operacional e energético, o que teve reflexos na “sua sustentabilidade económica”. Em 2013, 2014 e 2015 transportaram-se 2672, 3416 e 6202 passageiros.

Foto: CP e Facebook