Cultura

Cinco grandes filmes que celebram a dança no grande ecrã

Hoje (29 de abril) assinala-se em todo o mundo o Dia Mundial da Dança. Para os amantes desta arte, a Move Notícias sugere cinco filmes que marcaram o cinema e arrastaram a paixão pela dança para fora do ecrã.

‘Febre de Sábado à Noite’ (‘Saturday Night Fever’), 1977

Este é um dos clássicos incontornáveis quando falamos de filmes de dança. Com John Travolta como protagonista, a Febre de Sábado à Noite conta a história de um jovem de Brooklyn que trabalha numa loja de tintas durante a semana, mas ao fim de semana não larga as pistas de dança, onde se sente realizado e verdadeiramente feliz. Decide, por isso, participar num concurso de dança, ao mesmo tempo que lida com um conflito amoroso e questiona a sua própria vida e o significado que lhe atribui.

Trailer:

‘Flashdance’, 1983

Foi o terceiro filme mais assistido desse ano e continua a inspirar bailarinos e artistas, como Jennifer Lopez ou Geri Halliwell. A sua banda sonora marcou também a música da década de 1980, havendo ainda muitos que não resistem ao ritmo de “What a Feeling”.
Alex Owens é uma bonita e talentosa jovem que trabalha durante o dia num estabelecimento industrial e como bailarina numa boate durante a noite. Decidida a retomar um sonho antigo, Alex prepara-se para uma audição num prestigioso conservatório de dança, contando com o apoio de Nick, seu chefe, por quem se apaixona.

Trailer:

‘Dança Comigo’ (‘Dirty Dancing’), 1997

Patrick Swayze e Jennifer Grey são os protagonistas deste romance onde a jovem Frances, conhecida por Baby, se rende às divertidas danças dos funcionários da colónia de férias que frequenta com a família durante o verão. A jovem rende-se aos encantos do professor de dança do resort, Johnny Castle, e os dois protagonizam uma história de amor repleta de ritmo, mas que precisa de ultrapassar um grande obstáculo. O pai de Frances não aprova que os dois dancem juntos.

Trailer:

‘Billy Elliot’, 2000

O drama conta a história de um menino de 11 anos que vive numa cidade em Inglaterra, cuja principal forma de sustento são as minas. Billy tinha algo que o tornava diferente das outras crianças da sua idade: a paixão pela dança. O sonho de Billy Elliot não é aprovado pelo seu pai, que o obriga a frequentar aulas de boxe. Por isso, o rapaz vê como única alternativa continuar a aprender ballet em segredo. O seu talento acaba por não passar despercebido e a sua professora de dança incentiva-o a candidatar-se à Royal Ballet School, em Londres.

Trailer:

‘Step Up’, 2006

Tyler é um jovem conflituoso que se vê obrigado a cumprir serviço comunitário numa escola artística, após ter vandalizado o seu auditório. Apesar de querer manter ao máximo a distância com os estudantes, acaba por se interessar pelo mundo das artes, sobretudo pela dança. A sua descoberta e paixão é partilhada com uma jovem estudante, Nora, por quem Tyler acaba por se apaixonar.

Trailer: