Saúde & bem-estar

Cabelos brancos podem revelar um maior risco de doença cardíaca

De acordo com um novo estudo da Universidade do Cairo, no Egito, o cabelo grisalho está associado a um maior risco de doença cardíaca em homens.

“O envelhecimento está associado a sinais dermatológicos que poderiam sinalizar aumento do risco de doenças cardíacas. Mais são necessárias mais investigações sobre esses sinais, que nos permitam intervir mais cedo na prevenção de doenças”, afirmou a cardiologista Irini Samuel.

A aterosclerose e os cabelos grisalhos compartilham mecanismos semelhantes, como a acumulação de ADN danificado, stress oxidativo, inflamação, alterações hormonais e envelhecimento de células funcionais.

O novo estudo incluiu 545 homens submetidos a uma angiografia coronária por suspeita de doença arterial. Os pacientes foram divididos em subgrupos de acordo com a presença ou ausência da doença arterial coronariana e a quantidade de cabelos brancos.

A quantidade de cabelos grisalhos foi avaliada usando uma pontuação de branqueamento de 1 a 5, desde o cabelo preto puro ao cabelo branco puro. A classificação de cada paciente foi determinada por dois observadores independentes.

Também foram recolhidos dados sobre fatores de risco cardiovasculares tradicionais, incluindo hipertensão, diabetes, tabagismo, dislipidemia e histórico familiar de doença arterial coronariana.

Os cientistas descobriram que a alta pontuação de branqueamento do cabelo (grau 3 ou mais) estava associada a um aumento do risco de doença arterial coronária, independentemente da idade e dos fatores de risco cardiovascular tradicionais.

“A aterosclerose e os cabelos grisalhos ocorrem através de caminhos biológicos semelhantes e a incidência de ambos aumenta com a idade”, afirmou Irini Samuel.

“As nossas descobertas sugerem que, independentemente da idade cronológica, o cabelo grisalho indica a idade biológica e pode ser um sinal de alerta de um maior risco cardiovascular”, destaca a especialista.

Segundo os cientistas, são necessários estudos adicionais que permitam descobrir mais sobre os fatores genéticos e possíveis fatores ambientais evitáveis nesta ligação, e para confirmar a associação entre cabelos grisalhos e doenças cardiovasculares em pacientes sem outros fatores de risco cardiovasculares conhecidos.

Os pacientes assintomáticos com alto risco de doença arterial coronária devem realizar exames regulares para evitar eventos cardíacos precoces, e é importante que os homens saibam que o cabelo branco pode ser um indicador de risco.