Álbuns da Semana

A beleza da simplicidade e dois regressos há muito esperados

Comecemos as nossas sugestões musicais para a semana em bom português, com Miguel Araújo, que se prepara para ter nas lojas mais um trabalho da sua autoria. ‘Giesta’ é o terceiro álbum de originais do músico, de 38 anos, e sucede a ‘Crónicas da Cidade Grande’, de 2014.

O disco encontra-se, para já, em pré-venda, pois só será editado na próxima sexta-feira, dia 28. Ainda assim, na digressão que iniciou no passado dia 9 de março e que se vai prolongar até meados de novembro, Miguel Araújo já tem mostrado alguns dos novo temas.

Neste tour com o novo álbum, o músico tem passagens marcadas pelos Coliseus, apresentando-se no do Porto, a 4 de novembro, e em Lisboa, a 11 do mesmo mês. Nota ainda para o dia 28 de setembro, no qual mostrará o seu trabalho além fronteiras, com uma atuação em Londres.

O único tema que já foi dado a conhecer ao público em geral chama-se ‘1987’ e é o primeiro single do novo disco. Nessa extremamente bela e simplista canção, Miguel Araújo conta com a participação especial de Catarina Salinas, dos Best Youth. Desfrute:

Prosseguimos com a banda escocesa ‘The Jesus and Mary Chain’, cujo mais recente trabalho, ‘Damage and Joy’ de seu nome, chegou às lojas na última semana do passado mês de março.

Com o seu característico rock alternativo bem presente, o grupo regressou, assim, ao ativo após um hiato de 19 anos desde o seu último trabalho de estúdio.

É difícil acreditar que já passaram 32 anos desde o lançamento do álbum de estreia dos ‘The Jesus and Mary Chain’. chamado Psychocandy (1985). Pior do que isso é encaixar que Munki (1998) havia sido o último trabalho editado pela banda escocesa. Talvez por tudo isso, este novo álbum incide em grande parte no tema do envelhecimento e em todas as angústias inerentes.

O tema ‘Always Sad’ é um bom exemplo do que acabamos de escrever e essa canção até conta com a colaboração especial de Sky Ferreira, cantora norte-americana com ascendência portuguesa. Também por isso, é essa mesma música que lhe sugerimos ouvir.

Para terminar, música africana. Originário do Dakar, no Senegal, o grupo musical ‘Orchestra Baobab’ tem o seu mais recente trabalho disponível nas lojas desde o passado dia 31 de março.

‘Tribute To Ndiouga Dieng’ é nada mais, nada menos, do que uma homenagem ao membro fundador deste grupo ‘cinquentão’. Ndiouga Dieng era o vocalista e faleceu em novembro do ano passado, mas ficará eternizado através da fusão de ritmos afro-cubanos com música tradicional africana, que são os sons que predominam neste recente disco.

Dez anos depois do lançamento do seu último trabalho de originais e 50 desde a sua formação, os icónicos senegaleses ‘Orchestra Baobab’ estão assim de volta aos álbuns e mostram-se fiéis ao seu estilo.

Perspetiva-se um regresso glorioso, a lembrar o melhor que o grupo produziu nas décadas de 80 e 90 do século passado, conforme pode comprovar no tema ‘Foulo’ que lhe deixamos aqui para ouvir: