Álbuns da Semana

A raiva antecipada no regresso ao estrelato através de uma banda sonora imperdível

As nossas sugestões musicais para a nova semana começam com uma histórica banda inglesa que lançou, em meados do passado mês de março, o seu 14.º álbum de originais gravados em estúdio.

‘Spirit’ é o nome do mais recente álbum dos consagrados ‘Depeche Mode’. E o nosso leitor poderá ouvir ao vivo, no próximo dia 8 de julho, os 12 temas que o compõem, no festival Nos Alive, em Algés. Isto no caso de já ter assegurado o seu ingresso, porque esse dia já está esgotado.

DEPECHE

Não é de estranhar. Afinal de contas, estamos a falar de uma banda histórica, que consegue conciliar o rock com o registo eletrónico, numa simbiose perfeita que faz reféns dos seus ouvintes. Este novo trabalho tem isso tudo e muito mais.

Nele também há raiva, sobretudo nas letras. Raiva pelo estado do mundo, com Donald Trump e o Brexit como pano de fundo. São problemas sociopolíticos mundiais que parecem ter sido antecipados pela banda, já que as músicas deste recente trabalho foram escritas entre 2015 e 2016. É o caso desta que lhe deixámos para ouvir. ‘Where’s the Revolution’. O nome diz tudo…

Um fenómeno bem mais recente da música, sobretudo no nosso país, pelas suas origens portuguesas, é Nelly Furtado. Aos 38 anos, a voz do hino que embalou o Euro’2004, disputado em território luso, está de volta com aquele que é o seu 6.º álbum de originais.

‘The Ride’ é o nome deste seu mais recente trabalho e, tal como o dos Depeche Mode, também conta com 12 faixas, mas estas num registo bem diferente do da banda inglesa.

nelly

Mesmo em comparação com os seus anteriores trabalhos, este novo disco, que chegou às lojas no passado dia 31 de março, prima pela diferença. Nelly afasta-se das pistas e aproxima-se do rock e da melancolia, tão presente na geração atual, dando-lhe ainda algumas pitadas de indie pop.

Com influências de Lana Del Rey e Florence and The Machine, a cantora procura aqui recuperar o protagonismo que foi perdendo nos seus últimos trabalhos e, a avaliar pelo produto final, parece ter escolhido o caminho certo para o fazer. Comprove tudo isso neste tema, ‘Pipe Dreams’.

Associámos a música ao cinema clássico no fecho das nossas sugestões semanais para lhe falarmos de ‘Trainspotting 2 – Banda Sonora’.

Onze anos depois do filme original, ‘Trainspotting’ está de volta às salas de cinema e traz com ele uma banda sonora ao nível do culto que a película gerou. Tudo isso fruto de artistas aclamados pela crítica como são, por exemplo, Iggy Pop, Young Fathers e Underworld.

T2

Esta coletânea reúne isso e muito mais. E nem os históricos e saudosos Queen cá faltam, no caso com o tema ‘Radio Ga Ga’. No total são 15 temas que conseguem estar à altura da agitação que a sequela de ‘Trainspotting’ conseguiu provocar nos fãs desde que foi anunciada.

Este disco inclui ainda novos temas de projetos como High Contrast e Young Fathers. E é precisamente o tema destes últimos, ‘Get Up’ de seu nome, que, por ser novidade e espelhar o cariz do filme, lhe deixamos aqui para ouvir.