Cultura

Um engano romântico que acaba em cima do palco com um elenco de luxo

O que um mal entendido faz. Um empreiteiro é chamado para fazer um orçamento para uma obra de remodelação de uma empresa. Acontece que essa empresa não é uma empresa qualquer. Trata-se de uma agência matrimonial, facto que aquele não sabia. Resultado: acaba por ficar noivo naquele dia.

O empreiteiro é Vítor Moreira, personagem interpretada por Fernando Mendes na peça de teatro, em cena desde dezembro de 2015 e que regressa brevemente ao Porto.

‘Noivo por Acaso’, que conta ainda com Carla Andrino, Patrícia Tavares e Frederico Amaral neste elenco de luxo, que volta ao Teatro Sá da Bandeira para uma exibição “intensiva”: de 21 de abril a 28 de maio, com sessões às sextas e sábados, às 21h30, e domingos às 16h30.

Estamos a falar de uma produção que já realizou mais de 120 sessões por todo o país.

Peça de teatro Noivo por Acaso

A história promete fazer rir os espectadores. Afinal o que supostamente seria um dia de trabalho normal, rapidamente se transformou no dia mais longo da vida de Vítor (e não só). Isto porque no dia e na hora em que Vítor vai fazer o orçamento, o dono da agência matrimonial está à espera de um cliente milionário (um português que é banqueiro em Nova Iorque), que por sua vez também está à espera de sair daquela agência já noivo, nesse mesmo dia.

Vítor é confundido com o banqueiro e, por força das circunstâncias e aliciado com uma boa quantia de dinheiro, terá de se fazer passar por ele junto do grupo de candidatas que o dono da agência já selecionou para o banqueiro escolher para sua futura mulher.

Ora, Vítor, como bom empreiteiro à portuguesa, adora dinheiro fácil, está disposto a tudo para não deixar escapar esta oportunidade. Acontece é que, com o passar do tempo, o dinheiro que parecia fácil, parece cada vez mais difícil. As candidatas têm características e traços de personalidade muito vincados, e farão destas pequenas entrevistas um inferno para Vítor. Pormenor: este é casado e terá de esconder da sua ciumenta e possessiva mulher o que se está a passar, para estar a demorar tanto. Será que esta ideia compensa? O desfecho é dado no Teatro Sá da Bandeira.