Saúde & bem-estar

Teste de Controlo da Asma em português

O Teste de Controlo da Asma (ACT) destina-se a doentes asmáticos com idade igual ou superior a quatro anos. O resultado permite perceber se a asma está controlada, sendo também uma ferramenta útil que auxilia o acompanhamento da doença, facilitando a comunicação dos doentes com os profissionais de saúde.

O ACT é constituído por cinco perguntas que incidem no impacto da asma nas situações do dia a dia, na eventual necessidade de medicação de alívio, assim como a frequência dos sintomas.

A asma é uma doença crónica, que está sempre presente. Um ataque de asma, ou agudização, corresponde a um agravamento súbito dos sintomas e pode ser imprevisível.

O cansaço, a tosse, as noites mal dormidas não têm apenas impacto nas limitações do dia a dia, mas são um fator de risco para crises de asma e um maior número de visitas às urgências e hospitalizações.

Em Portugal existe um milhão de asmáticos e cerca de metade não tem a sua asma controlada.

O ACT é lançado em Portugal no âmbito do projeto ‘Vencer a Asma’, que arrancará em breve, uma campanha da GSK, com apoio de sociedades médicas e associações profissionais e de doentes com intervenção e destaque na sensibilização sobre as doenças respiratórias que alerta para os problemas dos doentes com a Asma com o objetivo de ajudar o doente asmático a ter um dia a dia sem limitações. O Teste de Controlo da Asma está disponível aqui.