Atualidade

Vídeo – Salvador Sobral: “As pessoas não querem saber da minha saúde”

Foi a primeira vez que o vencedor do Festival da Canção falou abertamente sobre as notícias que têm saído na imprensa sobre o seu estado de saúde: umas falam na necessidade de ser submetido a um transplante de coração porque não acreditam que Salvador Sobral tenha sido operado a duas hérnias (uma inguinal e outra no umbigo), outras alegam que Salvador Sobral pode não ter condições para representar Portugal na Eurovisão, em Kiev, Ucrânia, já em maio.

“Já sabia que isto ia acontecer, não é a minha primeira experiência com as revistas. As pessoas não querem saber da minha saúde na verdade, querem é vender revistas. É triste, mas não me surpreendeu. Nunca vou falar sobre isso, não tem nada a ver com música. O que eu quero é cantar”, respondeu o cantor, sem entrar em pormenores.

_CL_7358

Salvador e Luísa Sobral, autora e compositora de ‘Amar Pelos Dois’, estiveram esta terça-feira numa conferência de imprensa a propósito das suas participações na Eurovisão. O tema “saúde” foi abordado, ainda que os organizadores tivessem alertado os jornalistas para que não fizessem quaisquer perguntas acerca da vida pessoal do cantor.

O intérprete também demonstrou estar completamente imune às críticas que lhe têm feito nas redes sociais. “Eu não tenho redes sociais, portanto não apanho nada de críticas e assim. Recebo só informação filtrada da agência e dos amigos, portanto no meu mundo está tudo bem”, brincou.

A missão “é cantar a canção e esperar que as pessoas gostem. Há esperança para a música simples e sentida, ninguém pode ficar indiferente e eu acho que lá [em Kiev] ninguém vai ficar tão indiferente”, afirmou Salvador Sobral, confiante na sua prestação.

Salvador e Luísa Sobral durante a conferência de imprensa

Os dois irmãos confessaram não ser grandes seguidores do Festival Eurovisão da Canção, daí a tranquilidade com que encararam este desafio – a RTP convidou Luísa Sobral, entre outros 15 compositores, a escrever uma música e esta pediu ao irmão para a cantar – com que irão para Kiev. Portugal está atualmente no 5º lugar das apostas para vencer a competição, sendo que existem 43 países a concurso.

“Do resto que eu ouvi das músicas concorrentes à Eurovisão são canções pop, é fácil que as pessoas gostem. São muitos hambúrgueres, e nós estamos a dar um tartare”, confessou Salvador, que jamais pensou “que houvesse uma dimensão tão grande à volta do festival, que houvesse tanto furor”.

Opinião partilhada pela irmã. “Eu não segui assim tanto as outras Eurovisões. Talvez tenha sido por isso que eu e o meu irmão fomos tão relaxados em relação ao processo inteiro, foi pelo facto de nós não termos crescido muito com o Festival da Canção, e se calhar não tínhamos esse peso, o que até nos ajudou, talvez”, explicou.

_CL_7377

Luísa quis escrever uma canção que tivesse a ver com “a falta de amor próprio por um amor enorme por outra pessoa”, mas sempre esperou que houvesse uma altura certa e decidiu que o Festival da Canção seria o momento ideal. Mas Salvador garante que o tema refletido na música nunca lhe aconteceu, ainda que talvez tivesse acontecido o contrário com alguma história amorosa sua do passado.

Veja o vídeo de ontem onde o vencedor do Festival da Canção interpretou ‘Amar Pelos Dois’ ao lado da irmã:

Fotos: César Lomba