Atualidade

Ruy de Carvalho emociona-se ao ser homenageado por Marcelo e outras figuras públicas

O conceituado ator celebrou esta quarta-feira, 1, o seu 90.º aniversário e Portugal parou para festejar a data com ele.

São 90 anos de vida e mais de 75 de carreira, motivos suficientes para ser agraciado, no Palácio de Belém, com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito atribuída pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Na hora da condecoração ouviram-se palavras sentidas e não de circunstância por parte dos dois intervenientes.

“90 anos são 90 anos. E 75 anos de palco são 75 anos. Mas estes, os do nosso querido amigo Ruy de Carvalho, são especiais porque foram vividos a dar felicidade a todos nós. O que o torna irrepetível é a bondade, a preocupação de encontrar no fundo da angústia mais profunda uma luz de esperança. Ao fim e ao cabo, de tornar o nosso Portugal melhor”, começou por afirmar o Presidente da República.

Foram palavras que deixaram Ruy de Carvalho “muito emocionado”, conforme o próprio assumiu. “Acho que chorei. Não é feio um homem chorar, pois não?”, questionou com a honestidade que lhe é conhecida. “Chamam-me a atenção crianças, pais de crianças, os avós, pessoas que me dão beijos na rua e que me pedem para eu não morrer. Eu não posso garantir que não morra porque nós morremos todos. Agora foi-nos dada uma coisa que nós temos que respeitar que é a vida. Não deixem de viver a vida nunca”, acrescentou.

O Presidente da República, de resto, não foi o único a homenagear a vida e a obra de Ruy de Carvalho. Muitas outras personalidades nacionais fizeram o mesmo à noite, na festa de aniversário do ator. E houve ainda outras que não deixaram passar a data em claro nas redes sociais. Veja aqui algumas: